Biologia e Cultura - 1. semestre
Objetivos
Abordar as intersecções entre a Biologia e a Cultura, procurando trazer ao conhecimento dos alunos o recente debate sobre a relação entre a evolução biológica e cultural. Motivar a compreensão dos processos biológicos que constituem a base para a Teoria Evolutiva e responder às questões de Como e Quando as características biológicas e culturais surgiram ao longo de um tempo evolutivo.
Caracterização geral
Código
711001018
Créditos
6
Professor responsável
Tânia Minhós Condeço Rodrigues
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
Barret, L., R. Dunbar & J. Lycett, 2002. Human Evolutionary Psychology. Hampshire, New York: Palgrave Publishers. Boesch, C. & M. Tomasello, 1998. Chimpanzee and Human Cultures. Current Anthropology, 39 (5): 591-614. Boyd, R. & J.B. Silk, 2012. How Humans Evolved. NY, London: W. W. Norton & Co. Buss, D. M., 2004. Evolutionary Psychology. The New Science of the Mind. Boston: Allyn and Bacon. Casanova, C., 2006. Introdução à Antropologia Biológica: princípios evolutivos, genética e primatologia. Lisboa: ISCSP-UTL. Cartwright, J., 2000. Evolution and Human Behavior. Cambridge: The MIT Press. Dunbar, R., 2006. A História do Homem. Lisboa: Quetzal Editores. Dunbar, R., C. Knight & C. Power, 2003. The Evolution of Culture. New Brunswick, New Jersey: Rutgers University Press. McGrew, W. C., 1992. Chimpanzee Material Culture: Implications for Human Evolution. Cambridge: Cambridge University Press. Vieira, A. B., 1995. Ensaios sobre a Evolução do Homem e da Linguagem. Lisboa: Fim de Século.
Método de ensino
Parte da disciplina será de carácter expositivo por parte do docente, permitindo discussão de alguns temas com os alunos. Outras aulas serão de caráter mais prático, nas quais serão desenvolvidos exercícios individuais ou em grupo e análises de textos e artigos científicos. Serão ainda visionados e discutidos alguns documentários em torno dos conteúdos programáticos apresentados.
Método de avaliação
A avaliação adotada terá por base duas frequências sem consulta): uma a meio do semestre com a matéria lecionada até então e outra no final com a segunda parte da matéria. A nota final é o resultado das notas das duas frequências, da avaliação durante a resolução dos exercícios, tendo ainda conta a assiduidade e participação nas aulas.
Conteúdo
Introdução à Antropologia Biológica Teorias Evolutivas: antes de Darwin; Teoria Darwiniana - A adaptação por Selecção Natural Filogenias Princípios de Hereditariedade: Hereditariedade Mendeliana; Genética Molecular; Genética e Ambiente; Genética das Populações. Princípios Evolutivos: Altruísmo: Seleção de Parentesco e Altruísmo Recíproco; Estratégias reprodutivas; Seleção Sexual; Teoria do Investimento Parental; Infanticídio A Evolução da Organização Social. A evolução dos cuidados sociais e da cooperação. Cultura: Evidências de cultura em não-humanos; Evolução da cultura humana
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: