Leitura de Textos Etnográficos II - 2. semestre
Objetivos
1. Desenvolver a compreensão e análise crítica de textos etnográficos
2. Reflectir sobre a prática e a escrita etnográfica em termos teóricos e epistemológicos
3. Conhecer os processos de construção e transmissão do conhecimento antropológico
4. Promover uma reflexão teórica e metodológica sobre a prática e a escrita antropológicas contemporâneas, sustentada na leitura de etnografias que explorem a multiplicidade de temáticas, de abordagens e objectos etnográficos
5. Confrontar os estudantes com a diversidade de investigações empíricas sobre as principais temáticas da antropologia contemporânea
Caracterização geral
Código
711001034
Créditos
6
Professor responsável
Rodrigo Lacerda
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
CACHADO, R., 2012, Uma Etnografia na cidade alargada. Hindus da Quinta da Vitória em Processo de Realojamento, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e Tecnologia.
CAMPOS, R., 2010, Porque pintamos a cidade? Uma abordagem etnográfica do graffiti urbano, Lisboa, Fim de Século.
CUNHA, M., 2002, Entre o bairro e a prisão: tráfico e trajectos, Lisboa, Fim de Século.
LEAL, J., 2007, Açores, EUA, Brasil: Imigração e Etnicidade, Direcção Regional das Comunidades.
LIMA, A. P.; SARRÓ, R. (org.), 2006, Terrenos Metropolitanos. Ensaios sobre produção etnográfica, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais.
MAPRIL, J., 2012, Islão e Transnacionalismo. Uma etnografia entre Portugal e o Bangladeche, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais.
MENDES, P., 2013, O Mar é que Manda. Comunidade e Percepção do Ambiente no Litoral Alentejano. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e Tecnologia.
NIELSEN, N.; RAPPORT, N. (eds), 2017, The Composition of Anthropology. How Ant
Método de ensino
A unidade curricular está organizada em três tipos de aulas:
a) aulas expositivas por parte da docente recorrendo a materiais áudiovisuais.
b) oficinas de leitura: sessões de leitura crítica de textos sob orientação da docente; realização de exercícios práticos.
c) apresentação e discussão oral de textos por grupos de alunos.
Método de avaliação
Avaliação
40% - Apresentação oral dos textos que integram o programa da unidade curicular + ensaio escrito
50% - Prova escrita global (sem consulta). Incide nos conteúdos leccionados até à data da sua realização
10% - Presença regular nas aulas, participação nas aulas teóricas e nas oficinas de leitura A preencher pelo docente responsável
Conteúdo
1. Pensar a antropologia contemporânea: o que fazem os antropólogos?
1.1. Principais alterações da prática etnográfica: diversidade de terrenos, objectos, escalas e métodos
2. As especificidades da escrita antropológica
2.1. Como os antropólogos escrevem os seus textos?
3. Antropologia portuguesa contemporânea: novos terrenos
4. A cidade relacional: tempos, resistências e fronteiras
5. Antropologia e visualidade
6. Circulação e mobilidades contemporâneas
7. Etnicidades, transnacionalismo e migrações
8. Práticas, políticas e exibição da cultura
9. Ambiente e construção da paisagem