Metodologia do Trabalho Científico - 1. semestre

Objectivos

Espera-se que os alunos pratiquem e adquiram as seguintes capacidades ao longo do semestre: a) Utilizar uma lista de leituras fornecida pela docente, em conjugação com os conteúdos das aulas e os recursos bibliográficos existentes na FCSH (em papel e online).
b) Ler (semanalmente) um texto, proceder ao seu resumo e discussão do mesmo em aula. c) Ganhar familiaridade com a escrita etnográfica, histórica e teórica da antropologia. d) Familiarizar-se com os métodos de escrita dos diferentes autores (antropólogos) lidos durante o semestre (apresentação de objectivos, argumentos teóricos fundamentais, apresentação de resultados, conclusões). e) Pesquisar bibliografia online e na biblioteca da FCSH-UNL (formação específica com a equipa da biblioteca). f) Usar a norma de referenciação Chicago Style. g) Apresentar oralmente com a ajuda eventual de um registo escrito (powerpoint) um pequeno trabalho realizado em grupo.

Caracterização geral

Código

711001036

Créditos

6

Professor responsável

Francesco Vacchiano, Marta Rosales

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

Bernard, H. R., 2006. Research Methods in Anthropology: Qualitative and Quantitative Approaches. Walnut Creek: Altamira Press. Gilbert, N. (ed.), 2001. Researching Social Life. London: Sage Pub. Nunes, A. Sedas, 2001. Questões preliminares sobre as Ciências Sociais. Lisboa: Presença. Quivy, R. & L. Van Campenhoudt, 1998. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva. Silva, A. S. & J. M. Pinto (org.), 1986. Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento.

Método de ensino

As aulas têm uma estrutura teorico-prática. Os conteúdos programáticos são apresentados pela docente e explorados em conjunto com os estudantes.

Método de avaliação

A avaliação comporta três momentos: 1. Exercício individual realizado em aula 2. Exercício individual realizado em aula 3. Exercício em grupo apresentado em aula Os exercícios de avaliação individuais consistem na produção de duas “fichas de leitura” de um texto produzidas a partir do modelo QATIs (Quotation-Argument-Connections-Implications). O exercício de avaliação em grupo consiste na produção de um exercício crítico de leitura de três textos ou de um pequeno livro e sua apresentação na aula.

Conteúdo

I. As ciências sociais e a antropologia a) Surgimento e consolidação das ciências sociais. b) Temas de investigação em antropologia. c) Teoria, método, análise: três componentes de um mesmo processo. II. A produção de conhecimento científico em ciências sociais a) Conhecimento científico e senso comum. b) Condições e critérios de objectividade em ciências sociais. c) As diferentes metodologias das ciências sociais e a etnografia, breve apresentação. d) Instrumentos de recolha e tratamento de informação, breve apresentação. e) Ética, neutralidade, objectividade, autoria, plágio. f) Leitura crítica de textos antropológicos: o que ler e como ler. g) Fichas de leitura e recensões: usos, potencialidades, limites. h) Escrita: principais dificuldades e erros. i) Produzir uma pequena bibliografia. Usar uma bibliografia.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: