Antropologia e Património - 2. semestre
Objetivos
OA1. Conhecer, problematizar e utilizar os temas e paradigmas principais associados à relação entre a Antropologia e o Património;
OA2. Desenvolver pensamento crítico na avaliação de realidades, processos e agentes sociais neste contexto, através de sessões expositivas, do
visionamento de filmes e da leitura crítica da bibliografia
OA3. Capacitar para trabalhar individualmente ou em equipa, e para comunicar oralmente e por escrito.
OA4. Objetivar o saber pela apresentação de textos realizada nas aulas e pela participação em trabalhos de terreno
Caracterização geral
Código
711001049
Créditos
6
Professor responsável
Paula Godinho
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
BORTOLOTTO, Chiara, coord. (2011) Le Patrimoine culturelle immatériel Enjeux d´une nouvelle catégorie, Paris, FMSH.
COSTA, Paulo, ed. (2009) Museus e Património Imaterial Agentes, fronteiras, identidades, Lisboa, MC-IMC.
FRIGOLÉ, Joan; del MÁRMOL, Camila; NAROTZKY, Susana eds. (2010) Los lindes del património Consumo y valores del passado, Barcelona,
Icaria/ICA.
GODINHO, P., ed. (2012) Usos da memória e Práticas do Património, Lisboa, Colibri.
HARTOG, F. (2003) Régimes dhistoricité Présentismes et expériences du temps, Paris, Seuil.
HEINICH, N. (2009) La fabrique du patrimoine: de la cathédrale à la petite cuillère, Paris, EMSH.
LOWENTHAL D. (1985) The Past is a Foreign Country. Cambridge, CUP.
PERALTA, Elsa, Anico, M., eds. (2006) Patrimónios e Identidades Ficções Contemporâneas, Lisboa, Celta.
PRATS, Llorenç (1997) Antropología y património. Barcelona, Ariel
TRAVERSO, E. (2005) Le passé, modes d´emploi - histoire, mémoire, politique, La Fabrique Editions, Paris
Método de ensino
As aulas dividem-se em aulas teóricas (apresentadas pela docente e convidados) e teórico-práticas, com debates a partir do visionamento de
filmes;
Ao longo do semestre lectivo, o/a estudante deverá desenvolver as suas capacidades de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de
comunicação escrita e oral, no âmbito desta UC, em conformidade com os objectivos de aprendizagem definidos.
Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência;
2.Participativas, com análise de textos e filmes, seguidos de discussão;
3.Activas, com realização de trabalho de terreno dirigido pela docente, apresentações individuais e de grupo ;
4.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Método de avaliação
Avaliação: apresentação de um texto (25%), assiduidade e participação (15%) e um ensaio escrito (60%).
Conteúdo
CP 1. Introdução. Uso dos conceitos: memória, património/herança, tradição, identidades, cultura.
CP 2. Processos e práticas do património. A fábrica do património: produção e consumo. Património e lugares.
CP 3. O património e a linha do tempo: direito à memória, direito ao esquecimento e presentismo. Amnésias e hipermnésias.
CP 4. Etnografias do Património. Os antropólogos, a UNESCO e o «Património Imaterial».