Géneros Televisivos - 2. semestre
Objetivos
a) Descodificar os princípios básicos da linguagem audiovisual.
b) Dominar os conceitos de programa e de género televisivo.
c) Entender o conjunto de coordenadas e estratégias narrativas que determinam a constituição dos vários géneros televisivos.
d) Adoptar uma posição critica das estratégias de programação e domínio do conjunto de ferramentas conceptuais que contribuem para a inovação do discurso televisivo moderno.
e) Analisar e discussão de exemplos de diferentes géneros da televisão moderna, da publicidade ao reality-show, do telejornal à telenovela, do documentário ao telefilme.
Caracterização geral
Código
711011021
Créditos
6
Professor responsável
Jacinto Rosa Godinho
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Nenhuns
Bibliografia
ALVAREZ, L (1985). Poétique du Direct Télévisuel. Louvain-la-Neuve, Ciaco Éditeur
CÁDIMA, F. R. (1996). O fenómeno televisivo . Lisboa: Círculo de Leitores
JOST, F. (1997) - La promesse des genres, revue Réseaux, pp 13-31.
BRANDÃO, Nuno Goulart, (2006) Prime time: do que falam as notícias dos telejornais. Cruz Quebrada: Casa das Letras 2006.
SHAEFFER, J-M (1986). Théorie des Genres, Paris: Seuil.
Método de ensino
Exposição oral do programa curricular (70%), apoiada em leituras críticas de excertos das obras recomendadas na bibliografia. Exibição (através de projector vídeo) de excertos de filmes, programas de televisão, publicidade, telediscos, fotografias, pinturas, revistas e jornais.
Método de avaliação
Um trabalho de investigação individual sobre um género televisivo (entre 7 e 20 páginas) com discussão oral. Uma frequência no final do semestre. Exame final.
Conteúdo
1 Introdução à Linguagem Audiovisual
2 Os conceitos de Género e Programa. Para entender os géneros televisivos é necessário perceber o conjunto de leis generativas que possibilitam a constituição narrativa de diferentes programas dentro da experiência televisiva. Como essas leis são de natureza linguística é preciso, portanto determinar como se constitui a linguagem televisiva e qual a sua gramática básica.
3 Os Géneros Televisivos
Após a apresentação e discussão das leis de constituição dos programas, procede-se a uma análise específica e pormenorizada dos mais importantes géneros da televisão moderna:
3.1 - Os informativos (directo, noticia, debate, entrevista, reportagem, magazine, etc.);
3.2 - Os ficcionais (telenovela, telefilme, etc.)
3.3 - Os híbridos (reality-show, talk-show, publicidade, etc.).
O objectivo não é estabelecer um mero inventário nem elaborar grelhas de catalogação de cada um dos géneros televisivos. Por exemplo o par noticia/telenovela domina há décadas o horário nobre da televisão portuguesa. Pretende-se, portanto, primordialmente entender quais as estratégias com que pretendem regular as experiências televisivas dos sujeitos/espectadores.