História do Cinema - 1. semestre

Objectivos

a) Questionar a noção de história do cinema e promover a consciência de uma história da historiografia;
b) Compreender de momentos charneira da história do cinema, nos quais se produziram inflexões e rupturas, entre o advento no final do século XIX e a emergência do cinema moderno nos inícios da segunda metade do século XX;
c) Formar as suas próprias grelhas de leitura desse período;
d) Compreender a situação de obras individuais no todo em questão e de relacionar obras e tendências entre si;
e) Desenvolver a capacidade de analisar imagens em movimento;
f) Desenvolver a capacidade de relacionação entre movimentos cinematográficos e movimentos artísticos na primeira metade do século XX.

Caracterização geral

Código

711011023

Créditos

6

Professor responsável

Pedro Miguel Ferreira Florêncio

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Nenhuns

Bibliografia

MONACO, James, How to read a film: the world of movies, media and multimedia: art, technology, language, history, theory, New York, Oxford University Press, 2000, 672 p.
THOMPSON, Kristin/BORDWELL, David, Film History: an introduction, Boston, McGraw Hill Higher Education, 2003, 788 p.
MUSSER,, Charles, The Emergence of Cinema (principalmente cap. 11 a 15) e Bowser, Eileen, The ransformation of Cinema (principalmente cap. 4, 6, 14 e 15), Volumes I e II de History of the American Cinema, Berkeley, Univ. of California Press, 1994
BORDWELL, David, On the History of Film Style, Harvard Univ. Press, 1997
MAST, Gerald, Cohen, Marshall (eds.), Film Theory and Criticism – Introductory Readings (principalmente os dois cap. iniciais), Oxford Univ. Press, 1985

Método de ensino

Aulas teórico-práticas (60%- 40%). Em cada aula, o professor expõe matéria e proporciona o visionamento de excertos de filmes considerados paradigmáticos. Os visionamentos são acompanhados por exemplos de análise por parte do professor e seguidos de discussão colectiva. Alguns textos da bibliografia são propostos para discussão em aula.

Método de avaliação

Trabalho escrito de tema livre. O trabalho deve obrigatoriamente incluir exemplos de análise de filmes e de contextualização dos objectos analisados na história do cinema. A entrega do trabalho final é antecedida pela entrega de um “plano de trabalho” definindo o objecto de análise, os objectivos e a metodologia de desenvolvimento proposta.

Conteúdo

1. A história do cinema hoje. Etapas da historiografia cinematográfica. Uma história de quê ? História, teoria e museologia cinematográfica: articulações e interferências.
2. Problemática da invenção. O cinema no final do século XIX: conjugação de tecnologias, incorporação de linguagens. Os cientistas, os inventores e os mágicos. O plano único dos Irmãos Lumière.
3. O filme multi-plano e as transformações subsequentes. Transformação material do objecto fílmico até à Primeira Guerra Mundial. Questões de narratividade e de representação. O debate actual sobre o cinema dos primeiros anos, anterior à fixação das convenções do cinema clássico americano.
4. Duas escolas de cinema europeias do período mudo, na década de vinte: o cinema alemão e o cinema soviético. Articulação teórica: a evolução dos modos de representação inicial e o paradigma formativo.
5. O cinema clássico americano. Género, star system, convenções narrativas e convenções de representação.
6. Breve referência a pólos alternativos em relação às convenções clássicas. Questões de produção, de narratividade e de representação no período pós-clássico. Mutações e rupturas em meados do século XX. Articulação com a mudança do paradigma de representação (o paradigma realista). O cinema moderno à luz da reconversão realista e da síntese dos paradigmas anteriores.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: