História e Teoria da Televisão

Objetivos

a) Obter os instrumentos e o enquadramento teórico e epistemológico específicos, tendo em vista uma conceptualização e uma reflexão crítica sobre o audiovisual e o discurso da Televisão, enquanto meio de comunicação central no quadro do sistema de media.
b) Compreender o modo como as estratégias políticas, económicas e jurídicas tecem uma teia perversa que dificulta a transparência do sistema audiovisual, a sua democraticidade, e, nessa medida, a construção da Cidadania e de uma opinião pública esclarecida.
c) Descodificar, através do ensino formal e do desenvolvimento de trabalhos práticos, de forma acompanhada e sustentada, as realidades e ficcionalidades que a máquina televisiva constrói e assim melhor percepcionar a relação complexa da televisão com o mundo.

Caracterização geral

Código

711011025

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Nenhuns

Bibliografia

Bourdieu, Pierre, Sobre a Televisão, Lisboa, Celta, 1997.
Cádima, Francisco Rui, Desafios dos Novos Media, Lisboa, Editorial Notícias, 2001 (2ª edição).
Cádima, Francisco Rui, Salazar, Caetano e a Televisão Portuguesa, Lisboa, Presença, 1996.
Cádima, Francisco Rui, O Fenómeno Televisivo, Lisboa, Círculo de Leitores, 1995.
Casetti, Francesco e Chio, Federico di, Analisis de la Televisión - Instrumentos, Métodos y Prácticas de Investigación, Barcelona, Paidós, 1998.

Método de ensino

O método de ensino é teórico-prático, evoluindo de uma problematização sobre o dispositivo televisivo para os estudos de caso, nomeadamente sobre a televisão em Portugal. Discussão sobre as leituras dos textos de apoio e da bibliografia, bem como sobre o material vídeo e multimédia de suporte.

Método de avaliação

A avaliação formal (frequências, exame) pode ser complementada com trabalhos individuais e/ou de grupo, sendo ainda considerada a participação dos estudantes nas aulas e a qualidade das suas intervenções sempre que se trate, em particular, da apresentação e discussão dos textos e temas e outros materiais em análise.

Conteúdo

De um ponto de vista genealógico, analisando os dispositivos histórico-culturais e comunicacionais específicos da era mass-mediática, em particular da Televisão, são considerados diferentes universos - a emergência das estratégias consumistas na transição da sociedade pós-industrial para os media de massa; a emergência da radiotelevisão; a experiência do público; o serviço público e a programação na era da concorrência; e a migração para o digital, entre outras temáticas e conteúdos programáticos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: