Media Interactivos - 1. semestre
Objetivos
a) Compreender o funcionamento dos sistemas de comunicação Web 2.0;
b) Adquirir conhecimentos sobre redes semânticas;
c) Exercitar estratégias práticas na passagem da informação ao conhecimento;
d) Editar informação em multi-plataformas digitais.
Caracterização geral
Código
711011029
Créditos
6
Professor responsável
Andreia Teles Vieira, Irene Tomé
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Nenhuns
Bibliografia
Castells, M. A Galáxia Internet, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2004
Correia, C. Do mass media ao self media, in A Sociedade de informação em Portugal, Ed.ADPSI, Lisboa, 2007
Correia, C. Algumas reflexões sobre a leitura e a escrita multimedia relacionadas com as ciências cognitivas, in B. Detry e F. Sima (Coord.), Educação, Cognição e Desenvolvimento (pp. 153-166), Lisboa, EdiNova, 2001
Correia, C O que é o E.Learning, Lisboa, Plátano, 2007
Resnick, M. Playful Learning and Creative Societies, Ed. Update, vol. VIII, nº6, February, 2003
Método de ensino
Teórico e prático O estudante integra-se nos seguintes ambientes cognitivos:
a) grupo de discussão em http://groups.google.com/group/mediainter?lnk=iggc
b) plataforma de e-learning Moodle da FCSH: sistema b-learning
c) participa nas aulas presenciais.
Método de avaliação
Avaliação contínua incidindo sobre
a) participação activa em http://groups.google.com/group/mediainter?lnk=iggc
b) produção de fichas de leitura publicadas na plataforma Moodle
c) Ensaio com 15 a 20 páginas sobre um tema.
Conteúdo
1.Princípios e mecanismos da Web 2.0
2.Princípios e mecanismos da mobilidade e do domínio das técnicas áudio-scripto-visuais.