Media Interactivos - 1. semestre

Objetivos

a) Compreender o funcionamento dos sistemas de comunicação Web 2.0;
b) Adquirir conhecimentos sobre redes semânticas;
c) Exercitar estratégias práticas na passagem da informação ao conhecimento;
d) Editar informação em multi-plataformas digitais.

Caracterização geral

Código

711011029

Créditos

6

Professor responsável

Andreia Teles Vieira, Irene Tomé

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Nenhuns

Bibliografia

Castells, M. A Galáxia Internet, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2004
Correia, C. Do mass media ao self media, in A Sociedade de informação em Portugal, Ed.ADPSI, Lisboa, 2007
Correia, C. Algumas reflexões sobre a leitura e a escrita multimedia relacionadas com as ciências cognitivas, in B. Detry e F. Sima (Coord.), Educação, Cognição e Desenvolvimento (pp. 153-166), Lisboa, EdiNova, 2001
Correia, C O que é o E.Learning, Lisboa, Plátano, 2007
Resnick, M. Playful Learning and Creative Societies, Ed. Update, vol. VIII, nº6, February, 2003

Método de ensino

Teórico e prático – O estudante integra-se nos seguintes ambientes cognitivos:
a) grupo de discussão em http://groups.google.com/group/mediainter?lnk=iggc
b) plataforma de e-learning Moodle da FCSH: sistema b-learning
c) participa nas aulas presenciais.

Método de avaliação

Avaliação contínua incidindo sobre
a) participação activa em http://groups.google.com/group/mediainter?lnk=iggc
b) produção de fichas de leitura publicadas na plataforma Moodle
c) Ensaio com 15 a 20 páginas sobre um tema.

Conteúdo

1.Princípios e mecanismos da Web 2.0
2.Princípios e mecanismos da mobilidade e do domínio das técnicas áudio-scripto-visuais.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: