Programação Cinematográfica

Objectivos

a) Compreender o posicionamento do cinema e respectiva programação, na problemática da comunicação e o seu campo de aplicação prática;
b) Ser capaz de analisar e compreender a complexidade audiovisual do cinema, em termos de forma e sentido;
c) Conhecer os sistemas de descrição sistemática e analítica do cinema e ser capaz de os utilizar criticamente;
d) Compreender as lógicas subjacentes à programação e difusão pública do cinema;
e) Ser capaz de explorar as problemáticas inerentes à produção crítica, académica e cultural, em particular as que se prendem com a investigação temática e conceptual relativa ao cinema.

Caracterização geral

Código

711011038

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA GERAL / READINGS:
Giannetti, Louis (2002). Understanding Movies, New Jersey, Prentice-Hall, 2002;
Grilo, João Mário (2006). O Homem Imaginado, Lisboa, Livros Horizonte, 2006;
Monaco, James (2002). How to read a film, Oxford, Oxford University Press, 2002;
Moscowitz, John E. (2000). Critical Approaches to writing about film, New Jersey, Prentice Hall, 2000.

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA:
Outras referências específicas bem como alguns textos básicos serão disponibilizados ao longo do Semestre, na plataforma Moodle.

OTHER READINGS:
Other references as well as basic readings will be provided for students thoughout the semester.

Método de ensino

Entre os métodos de ensino / aprendizagem destaca-se, particularmente, o trabalho sistemático e articulado de pesquisa bibliográfica e filmográfica, bem como a análise, apresentação e elaboração de textos sobre filmes, com vista à sua integração e constituição de dossiers de materiais de divulgação e arquivo. Estes aspectos teórico-práticos do programa serão desenvolvidos pelos discentes, com orientação permanente, no contexto do Ciclo de Cinema previamente programado e subordinado a um tema específico.
As aulas consistirão no visionamento e posterior abordagem crítica dos filmes incluídos no programa. Procura-se que, através da disciplina imposta por estes visionamentos, os alunos confrontem as suas perspectivas pessoais e críticas sobre um filme com um sentido mais colectivo e abrangente de abordagem e análise, no contexto das teorias cinematográficas ou outras, e subsequentes práticas de programação.
Ensino presencial

Método de avaliação

A avaliação da disciplina consiste em dois trabalhos:
a) Apresentação oral (20-30 minutos) de trabalho de pesquisa e análise de um filme escolhido entre os filmes que constam do Programa proposto em cada ano lectivo (30% + 10% correspondente à participação em aula);
b) Artigo (máximo: 6000 palavras) sobre o filme apresentado e/ou outro filme do Programa proposto (60%).

Conteúdo

I – Aspectos teórico-práticos:
Pesquisa temática, análise e apresentação de filmes no contexto do Programa Cinematográfico subordinado a um tema específico (a propor, anualmente). Escrita de textos críticos.
II – Aspectos práticos adjacentes:
1. Orientação geral da programação;
2. Pesquisa, recolha e selecção de elementos documentais;
3. Elaboração do catálogo;
4. Operacionalização do programa;
5. Contributos para a elaboração e gestão do arquivo;
6. Dispositivos públicos de apresentação do cinema;
7. Escrita sobre/a partir dos filmes;
8. Noções e modelos básicos de metodologia crítica utilizados na abordagem do cinema.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: