Semiótica - 1. e 2. semestre
Objetivos
a) Desenvolver competências teóricas e práticas no domínio da semiótica.
b) Identificar as principais correntes no estudo da semiótica.
c) Reconhecer os mais recentes desenvolvimentos da semiótica atual.
d) Aplicar as competências adquiridas à análise semiótica de textos, imagens e objetos.
Caracterização geral
Código
711011042
Créditos
6
Professor responsável
Clara Nunes Correia
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
Barthes, Roland, [1967] 1971. O sistema da Moda. Lisboa: Edições 70.
Eco, Umberto, [1978] 2017. O signo. Lisboa: Ed. Presença.
Eco, Umberto, 2015. Número Zero. Lisboa: Gradiva.
Kress, G. & T. van Leeuwen, 1996. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge.
Nöth, Winfried, 1995. Handbook of Semiotics. Bloomington / Indianapolis: Indiana University.
Peirce, Charles Sanders. 193158. Collected Papers. Vols. 16 ed. Hartshorne, Charles & Paul Weiss; vols. 78 ed Burks, Arthur W. Cambridge, Mass.: Harvard Univ. Press.
Petrilli, Susan & Augusto Ponzio, 2007. Semiotics today. From global semiotics to semioethics, a dialogic response. Signs vol. 1: 29-127, 2007
Método de ensino
A Unidade Curricular caracteriza-se por ser de âmbito teórico-prático. Assim, a partir de uma calendarização inicial, prevê-se que exista uma combinação tendencialmente equilibrada, entre aulas práticas e aulas de exposição (teóricas).
Ensino presencial.
Método de avaliação
Duas provas presenciais com caráter obrigatório (40% cada); Trabalho autónomo: (20%) desenvolvimento de um trabalho temático sobre um dos tópicos do programa.
Conteúdo
1. Semiótica: fundamentos para uma ciência dos Signos; 2. Tipologia(s) dos signos; 3. Perspetivas e teorias;
4. Questões de representação: sentido, significado e significação; as relações entre referência e sentido;
5. Percursos interpretativos: o que são e como se estabelecem.
6. Casos de estudo:
6.1. Análise dos discursos (publicidade, media, e.o.)
6.2. Análise de textos (literatura e semiótica)
6.3. Análise multimodal (a função das imagens e dos textos na semiótica atual).
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: