Guionismo - 1. semestre

Objetivos

Ajudar quem quer escrever para cinema ou televisão a encontrar a sua própria
voz, fornecendo, em vez de fórmulas, experiências, exemplos, ferramentas de
trabalho e comentários críticos.

Caracterização geral

Código

711011056

Créditos

6

Professor responsável

Miguel Clara Vasconcelos

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

O funcionamento desta disciplina é laboratorial. Exige-se, por isso, a frequência de
pelo menos 75% das aulas e a apresentação no prazo de todos os trabalhos
propostos. Quem não cumprir estes requesitos irá sendo excluído.

Bibliografia

ARISTÓTELES
Poética, Lisboa, Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1992
BORDWELL, David
Narration in the Fiction Film, Wisconsin, University of Wisconsin Press, 1985
CARRIÈRE, Jean Claude
Raconter une histoire: quelques indications, Paris, FEMIS, 1993
A Linguagem Secreta do Cinema, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1995
Le film qu’on ne voit pas, Paris, Plon, 1996
DANCYGER, Ken ; RUSH, Jeff
Alternative Scriptwriting: writing beyond the rules, Boston, Focal Press, 1995
FRANK, Sandy, The Inner Game of Screenwriting, California, Michael Wiese
Productions, 2011
SWAIN, Dwight V.; SWAIN, Joye R.
Film Scriptwriting: a practical manual, Boston, Focal Press, 1988

Método de ensino

A teoria irá sendo ensinada a partir da discussão crítica dos trabalhos
apresentados pelos estudantes.

Método de avaliação

Descrição de uma personagem: 10%
Sinopse: 10%
Cena dialogada: 10%
Guião de curta-metragem ou tratamento + cena dialogada de longa-metragem ou trabalho teórico sobre um autor ou obra ou tema: 70%

Conteúdo

O cinema e a televisão são formas de comunicação contemporâneas, que no
século XX tiveram de inventar a sua linguagem e no século XXI a estão a reinventar.
Neste curso predominantemente prático estuda-se como se tem definido e
transformado a escrita própria de textos destinados a serem filmados. Trata-se de
um género que só pode ser compreendido por relação com a narração e o drama.
Para compreender a narração dramática dos guiões, trabalham-se as teorias
clássicas da narração, as estratégias narrativas de vários tipos de filmes, as
personagens, as cenas, os diálogos e técnicas específicas de manipulação do
espaço e do tempo. Tudo isto será desenvolvido a partir das sinopses entregues
pelos estudantes nas três primeiras aulas e dos diferentes trabalhos ao longo do
semestre.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: