Cultura Contemporânea - 2. semestre

Objectivos

No termo da unidade curricular, o aluno deverá:

a) - Ter um conhecimento das principais problemáticas, tendências e debates da cultura contemporânea;
b) - Compreender os temas e os problemas contemporâneos no contexto das discussões teóricas e das grelhas de análise no âmbito dos estudos culturais;
c) - Ter adquirido capacidade de aprendizagem autónoma motivada para a qualidade;
d) - Ter adquirido a capacidade de raciocínio crítico, de problematização e de questionamento de factos a partir, não só do conhecimento e da compreensão dos debates da cultura contemporânea, mas também da aplicação dos instrumentos de análise teórica previamente adquiridos;
f) - Ter desenvolvido significativamente a sua capacidade de análise e de síntese.

Caracterização geral

Código

711011010

Créditos

6

Professor responsável

Fernando Cascais

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Bolter, Jay David e Grusin, Richard (2002), Remediation. Understanding New Media. Mit Press
Heidegger, Martin (1995), Língua de tradição e língua técnica. Lisboa: Vega
Hottois, Gilbert e Chabot, Pascal orgs. (2003), Les philosophes et la technique. Paris: Vrin
McLuhan, Marshall (1998), Understanding Media. The Extensions of Man. Cambridge: MIT Press
McLuhan, Marshall (1977), La galaxie Gutenberg, 2vols.. Paris: Gallimard

Método de ensino

Exposição oral (25%), exposição de excertos de obras e,m powerpoint (25%), análise textual (25%) e análise de casos empíricos (25%)






Método de avaliação

A avaliação consiste num trabalho escrito final.

Conteúdo

1. Introdução: A cultura como campo de estudo – De Ernst Cassirer a Stuart Hall
1.1 Para além dos debates fundadores: Natureza e cultura
1.2 Para além dos debates fundadores: Civilização e cultura
2. Cultura e técnica na modernidade
2.1 Conceções clássicas de técnica: Kapp, Spengler, Heidegger, Benjamin
3. O repensar da técnica
3.1 O repensar da técnica: Leroi-Gourhan, Gilbert Hottois, Gilbert Simondon, Bernard Stiegler
3.2 O repensar da técnica - O dispositivo: Michel Foucault, Giorgio Agamben
3.3 O repensar da técnica - Técnica e mudança cultural: Marshall McLuhan
3.4 O repensar da técnica - Técnica e (re)mediação: De Lev Manovich a Bolter / Grusin

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: