Sociologia da Comunicação - 1. e 2. semestre

Objetivos

Pretende-se que, concluída a unidade curricular, o aluno:
a) Compreenda o fenómeno da comunicação numa perspectiva social (especificidade e relação das dimensões cultural, política e económica)
b) Adquira uma perspectiva teórica integrada sobre os principais tópicos de pesquisa da disciplina
c) Construa um ponto de vista crítico sobre as mais importantes escolas e orientações teóricas neste domínio de estudos
d) Demonstre capacidade de leitura crítica de textos fundamentais da disciplina (a partir de um corpo de textos obrigatórios)
e) Domine os conhecimentos fundamentais da área de estudo e demonstrar uma capacidade crítica de utilização dos mesmos (teorias, conceitos, metodologias, instrumentos e técnicas de pesquisa)
f) Demonstre capacidade de aplicação desses conhecimentos na resolução de problemas de pesquisa e na realização de práticas de comunicação (no âmbito de diferentes actividades profissionais nesta área).

Caracterização geral

Código

711011044

Créditos

6

Professor responsável

João Pissarra Esteves

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

ESTEVES, J. Pissarra (Org.), Comunicação e Sociedade, Lisboa, Livros Horizonte, 2002
SAPERAS, E. , Os Efeitos Cognitivos da Comunicação de Massa, Porto, Asa, 1993
HABERMAS, J.,The Structural Transformation of the Public Sphere, Cambridge/Mass., The MIT Press, 1991
TARDE, G., La Opinión y la Multitud, Madrid, Taurus, 1986
WRIGHT MILLS, C. , A Elite do Poder, Rio de Janeiro, Zahar, 1981

Método de ensino

Exposição dos conteúdos do programa em aula e sua discussão colectiva (problematização e esclarecimento de dúvidas).
* Leitura crítica de um conjunto de textos obrigatórios – sob supervisão do docente.
* Correcção individual das provas de avaliação negativas (definição de estratégias de estudo correctivas)
(* actividades realizadas para além do tempo de aulas).

Método de avaliação

Duas provas escritas individuais e presenciais (com separação de matérias).
Nota final: média aritmética das provas referidas.
Exame final de recurso (avaliação da totalidade da matéria)
Melhoria de nota: além de exame (escrito ou oral), são também admitidos trabalhos individuais (sob aprovação prévia dos respectivos projectos).

Conteúdo

1.A Comunicação e o Espaço Público
1.1.A espiritualidade e carácter simbólico dos públicos
1.2.O Público e o Privado nas sociedades modernas (diferenciação e articulação)
1.3.Dimensão ético-moral e função política da Opinião Pública
1.4.O processo de comunicação do Espaço Público - práticas comunicacionais publicidade, crítica e debate) e critérios formais
1.5.Os mass media e a refuncionalização do Espaço Público
1.6.A estrutura da comunicação de massa - sistemas de propriedade, tecnologia e processos de recepção
2.A Problemática dos Efeitos da Comunicação
2.1.A questão dos efeitos e os processos de opinião pública
2.2.Teorias objectivistas dos efeitos I - efeitos ilimitados (a manipulação no âmbito da teoria hipodérmica e modelo linear de comunicação)
2.3.Teorias objectivistas dos efeitos II - efeitos limitados (a influência e modelo «two step flow of communication»)
2.4.Concepção dos efeitos cognitivos dos media
2.5.Teoria de «agenda-setting» - a opinião pública na base critérios psicológicos de atenção
2.6.Função de tematização da opinião pública - sistemas e processos de controlo político-administrativo
2.7.Uma teoria crítica sobre os efeitos da comunicação - os novos espaços públicos autónomos.