Arte e Comunicação - 1. semestre
Objetivos
a) Identificar as tensões e contaminações entre o universo da cultura dos media e o universo da arte
b) Relacionar de transformações culturais, artísticas e tecnológicas
c) Conhecer de alguns textos teóricos e críticos centrais no domínio da arte contemporânea
d) Adquirir conhecimentos e desenvolvimento da capacidade crítica no campo da arte contemporânea
Caracterização geral
Código
711011058
Créditos
6
Professor responsável
Maria Teresa Cruz
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Nenhuns
Bibliografia
LYOTARD, Jean-François, «Algo como: \"comunicação...sem comunicação», in O Inumano. Considerações sobre o tempo, Lisboa, Estampa, 1990 (ed. Orig: 1988), pp. 113-122.
DANTO, Arthur «The end of art», in The Philosophical disEnfranchisement of Art, NY, Columbia University Press, 2005, pp. 80-115
NANCY, Jean-Luc, «Le vestige de l´art», in Les Muses, Paris, Seuil, 1994, pp. 135-159
BENJAMIN, Walter, «A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica» (1955), in Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política, Lisboa, Relógio dÁgua, 1992, pp. 71-113
MANOVICH, Lev, The Language of New media, Cambridge, Mass., MIT Press, 2001
Método de ensino
Exposição oral para exploração teórica do programa (70%)
Comentário de textos da bibliografia
Apresentação de material de análise (imagens) (30%)
Método de avaliação
Trabalho de investigação em torno de um tema afim ao programa, com obrigatoriedade de inclusão de títulos da bibliografia do programa
Prova presencial escrita sobre a totalidade do programa
Conteúdo
Arte, linguagem e pensamento
A comunicabilidade da experiência estética
A linguagem da arte e a incomunicabilidade da obra de arte moderna
Arte e conceito
Arte e Imagem
Arte, imagem e aparência
Arte e imagem técnica
Arte e cultura visual
Arte e Técnica
Arte estética e técnica
Arte, experimentação e media
Arte e novos media