Arte e Comunicação - 1. semestre

Objetivos

a) Identificar as tensões e contaminações entre o universo da cultura dos media e o universo da arte
b) Relacionar de transformações culturais, artísticas e tecnológicas
c) Conhecer de alguns textos teóricos e críticos centrais no domínio da arte contemporânea
d) Adquirir conhecimentos e desenvolvimento da capacidade crítica no campo da arte contemporânea

Caracterização geral

Código

711011058

Créditos

6

Professor responsável

Maria Teresa Cruz

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Nenhuns

Bibliografia

LYOTARD, Jean-François, «Algo como: \"comunicação...sem comunicação», in O Inumano. Considerações sobre o tempo, Lisboa, Estampa, 1990 (ed. Orig: 1988), pp. 113-122.
DANTO, Arthur «The end of art», in The Philosophical disEnfranchisement of Art, NY, Columbia University Press, 2005, pp. 80-115
NANCY, Jean-Luc, «Le vestige de l´art», in Les Muses, Paris, Seuil, 1994, pp. 135-159
BENJAMIN, Walter, «A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica» (1955), in Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política, Lisboa, Relógio d’Água, 1992, pp. 71-113
MANOVICH, Lev, The Language of New media, Cambridge, Mass., MIT Press, 2001

Método de ensino

Exposição oral para exploração teórica do programa (70%)
Comentário de textos da bibliografia
Apresentação de material de análise (imagens) (30%)

Método de avaliação

Trabalho de investigação em torno de um tema afim ao programa, com obrigatoriedade de inclusão de títulos da bibliografia do programa
Prova presencial escrita sobre a totalidade do programa

Conteúdo

Arte, linguagem e pensamento
A comunicabilidade da experiência estética
A linguagem da arte e a incomunicabilidade da obra de arte moderna
Arte e conceito
Arte e Imagem
Arte, imagem e aparência
Arte e imagem técnica
Arte e cultura visual
Arte e Técnica
Arte estética e técnica
Arte, experimentação e media
Arte e novos media

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: