Teoria da Cultura
Objetivos
a) Identificar as principais problemáticas da cultura contemporânea;
b) Compreender o conceito de mapeamento cognitivo;
c) Conhecer alguns textos teóricos e críticos centrais da Teoria da Cultura;
d) Compreender as relações entre cultura, comunicação e média na época da globalização, utilizando uma problemática como estudo de caso.
Caracterização geral
Código
711011059
Créditos
6
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Nenhuns
Bibliografia
José A. Bragança de Miranda Teoria da Cultura, Lisboa, Vega, 2003.
Martin Heidegger: «LÉpoque des Images du Monde» in Essais et Conférences, Paris, Gallimard. (existem versões em inglês e espanhol na internet ).
Donna Haraway: \"A Cyborg Manifesto: Science, Technology, and Socialist-Feminism in the Late Twentieth Century,\" in Simians, Cyborgs and Women: The Reinvention of Nature (New York; Routledge, 1991), pp.149-181.
José A. Bragança de Miranda: «Para uma crítica das ligações técnicas» in JBM & Maria Teresa Cruz Crítica das Ligações na Era da Técnica, Lisboa, Tropismos, 2002.
Sigmund Freud: «LInquiétante étrangeté» in Essais de Psychanalyse Apliquée, Paris, Gallimard. (existe versão em inglês na internet intitulada «Uncanny»).
Pierre Klossowski - «La Monnaie Vivante», Paris, Rivages.
Método de ensino
Exposição oral (70%)
comentário de textos
análise de casos (apresentação de documentação visual)
incentivo à participação oral dos estudantes (30%)
orientação tutorial (em horário de atendimento)
Método de avaliação
Em alternativa:
Realização de um trabalho de investigação em torno de um tema afim ao programa, mediante utilização da bibliografia obrigatória
Realização de um exame escrito final
Conteúdo
1 Introdução: A cultura como problema
2. A questão da técnica como via crucial para interrogar a cultura contemporânea
3. O devir imagem do mundo
4. O corpo como interface
5. As ligações enquanto fundamento da cultura
6. A esteticização da experiência moderna (afecções)
7. Cultura e Mobilização generalizada
8. Conclusão: A cultura contemporânea como economia geral dos corpos e das imagens