E-textualidades
Objetivos
a. Identificar as várias reconfigurações da textualidade e, em particular, a reconfiguração da narrativa em meio electrónico.
b. Reflectir sobre os efeitos da desconstrução do género literário.
c. Analisar as práticas mais recorrentes de e-textualidades, tais como o blogue.
Caracterização geral
Código
711011061
Créditos
6
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Nenhuns
Bibliografia
Bolter, Jay (1991) Writing Space: The Computer, Hypertext, and the History of Writing, Hillsdale, N.J., Lawrence Erlbaum.
Kalaga, Wojciech (1997) Nebulae of Discourse, Literary and Cultural Theory, vol. 1, Peter Lang.
Olson, R. David (1994) The World on Paper. The Conceptual and Cognitive Implications of Writing and Reading, Cambridge University Press.
Levin, Thomas Y. (2002) Rhetorics of Surveillance from Bentham to Big Brother, MIT Press.
Bouchardon, Serge (2003) «E-critures: co-constitution dun champ, dun dispositif et dune communauté», Esprit critique, vol. 5, n.º 4.
Método de ensino
A metodologia de ensino é baseada no princípio da troca e da partilha da informação, tanto ao nível estritamente bibliográfico quanto da exploração das práticas hiperficcionais online. Aulas teóricas 60%, práticas 40%
Método de avaliação
Um elemento de avaliação escrita individual e presencial (frequência) sobre a generalidade dos conteúdos do programa 25%.
Um trabalho de análise crítica sobre, por exemplo, um blogue 25%.
Um trabalho individual que aprofunde, à escolhe do discente, um um dos temas abordados 50%..
Conteúdo
1 - Do texto ao hipertexto
2 - Modos e géneros
3 - Elementos de poética hipertextual
4 - e-escritas: A constituição de um campo
5 - Blogues
6 - O modelo do texto ligado (Ph. Bootz)
7 - O futuro da narrativa