Comunicação Política - 2. semestre
Objetivos
Pretende-se que, concluída a unidade curricular, o aluno:
a) Compreenda o papel do jornalismo na presente comunicação política (a sua função, linguagens, quadros de interacção e exigências ético-morais);
b) Compreenda outras dimensões da linguagem política dos media; (publicidade/advertising político, relações públicas e marketing político);
c) Domine uma visão global sobre as mais importantes escolas e orientações teóricas deste domínio de estudos;
d) Demonstre capacidade de análise crítica e de exposição dos conhecimentos; fundamentais da disciplina (teorias, conceitos, metodologias, instrumentos e técnicas de pesquisa);
e)Demonstre capacidade de leitura crítica de textos fundamentais da disciplina (a partir de um conjunto de leituras obrigatórias);
f) Demonstre capacidade de aplicação de conhecimentos em exercícios práticos, quer a nível de trabalhos de pesquisa, quer de práticas profissionais neste âmbito.
Caracterização geral
Código
711011008
Créditos
6
Professor responsável
João Pissarra Esteves
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
BENNETT, W. Lance e ENTMAN, R. M. (eds.), Mediated Politics: communication in the future of democracy, Cambridge, Cambridge University Press, 2001;
McNAIR, B., An Introduction to Political Communication, London, Routledge, 1995;
DENTON, R. E. (ed.), Ethical dimensions of political communication, N. York, Praeger, 1991;
ALGER, D, The Media and Politics, N. Jersey, Prentice Hall, 1989;
BLUMLER, J. G. Blumler e GUREVITCH,M, The Crisis of Public Communication, London, Routledge, 1989.
Método de ensino
Exposição dos conteúdos do programa em aula e sua discussão colectiva (problematização e esclarecimento de dúvidas).
* Leitura crítica de um conjunto de textos obrigatórios sob supervisão do docente.
* Correcção individual das provas de avaliação negativas (definição de estratégias de estudo correctivas)
(* actividades realizadas para além do tempo de aulas)
Método de avaliação
Duas provas escritas individuais e presenciais (com separação de matérias). Nota final: média aritmética das provas referidas.
Exame final de recurso (avaliação da totalidade da matéria)
Melhoria de nota: além de exame (escrito ou oral), são também admitidos trabalhos individuais (sob aprovação prévia dos respectivos projectos).
Conteúdo
1.Introdução
-sociedades liberais e democracia - uma perspectiva histórica
-figuras institucionais do Público: espaço público, opinião pública e comunicação pública
-processo democrático e comunicação política
2.Media e Espaço Público
-política e economia nas sociedades desenvolvidas
-serviço público de comunicação
-planetarização e reorganização do espaço público
3.Estrutura da Comunicação Política
-os agentes do processo de comunicação política
-os media como actores políticos
-os media e o poder - relações e interdependências
4.As Linguagens Políticas Especializadas dos Media
-a publicidade/advertising política
-relações públicas e marketing político
-a questão da objectividade no jornalismo político
5.Eleições e Espectáculo Político
-a comunicação política na era da televisão
-a imagem e a produção simbólica da realidade política
-o espectáculo político como mistificação
6.Estruturas do Diálogo em Democracia
-participação política e acção colectiva
-os media e os novos espaços públicos
-ciberespaço e novas identidades políticas.