Economia da Informação - 2. semestre

Objetivos

a) Explorar inter-relações entre Economia e Ciências da Comunicação.
b) Estudar os principais instrumentos de análise micro e macroeconómica e a sua aplicação em áreas como Economia dos Media, Economia das Telecomunicações, Economia Digital e Políticas Tecnológicas.
c) Compreender os comportamentos dos agentes económicos (empresas, consumidores, Estado...) que actuam nos mercados de comunicação social, telecomunicações e novos media.

Caracterização geral

Código

711011014

Créditos

6

Professor responsável

Luís Oliveira Martins

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

ALBARRAN, A. (2002), Media Economics - Understanding Markets, Industries and Concepts, 2nd ed., Iowa State Press.
ALEXANDER, A.; OWERS, J.; CARVETH, R.; HOLLIFIELD, C.A.; GRECO, A.N. (2004), Media Economics - Theory and Practice, 3rd ed., LEA.
CROTEAU, D. & HOYNES, W. (2006), The Business of Media - Corporate Media and the Public Interest, 2nd ed., Pine Forge.
DOYLE, G. (2013), Understanding Media Economics – 2nd edition, Sage.
DOYLE, G. (2002), Media Ownership, Sage.

Método de ensino

Abordagem teórico-prática (60%- 40%). Métodos pedagógicos de tipo expositivo, interrogativo e activo.

Método de avaliação

Uma prova escrita individual (50%);
Um trabalho de grupo, apresentado oralmente (50%);
A participação dos alunos nas aulas também será considerada.

Conteúdo

1. Economia dos Meios de Comunicação Social;
2. Elementos de Economia e Gestão aplicados a empresas de Comunicação Social, Telecomunicações e Internet;
3. Crescimento Económico e Tecnologias da Informação/Comunicação;
4. Nova Economia e Sociedade da Informação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: