Economia da Informação - 2. semestre
Objetivos
a) Explorar inter-relações entre Economia e Ciências da Comunicação.
b) Estudar os principais instrumentos de análise micro e macroeconómica e a sua aplicação em áreas como Economia dos Media, Economia das Telecomunicações, Economia Digital e Políticas Tecnológicas.
c) Compreender os comportamentos dos agentes económicos (empresas, consumidores, Estado...) que actuam nos mercados de comunicação social, telecomunicações e novos media.
Caracterização geral
Código
711011014
Créditos
6
Professor responsável
Luís Oliveira Martins
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
ALBARRAN, A. (2002), Media Economics - Understanding Markets, Industries and Concepts, 2nd ed., Iowa State Press.
ALEXANDER, A.; OWERS, J.; CARVETH, R.; HOLLIFIELD, C.A.; GRECO, A.N. (2004), Media Economics - Theory and Practice, 3rd ed., LEA.
CROTEAU, D. & HOYNES, W. (2006), The Business of Media - Corporate Media and the Public Interest, 2nd ed., Pine Forge.
DOYLE, G. (2013), Understanding Media Economics 2nd edition, Sage.
DOYLE, G. (2002), Media Ownership, Sage.
Método de ensino
Abordagem teórico-prática (60%- 40%). Métodos pedagógicos de tipo expositivo, interrogativo e activo.
Método de avaliação
Uma prova escrita individual (50%);
Um trabalho de grupo, apresentado oralmente (50%);
A participação dos alunos nas aulas também será considerada.
Conteúdo
1. Economia dos Meios de Comunicação Social;
2. Elementos de Economia e Gestão aplicados a empresas de Comunicação Social, Telecomunicações e Internet;
3. Crescimento Económico e Tecnologias da Informação/Comunicação;
4. Nova Economia e Sociedade da Informação.