Teoria da Comunicação Institucional - 2. semestre
Objetivos
a) Compreender a Organização, suas caraterísticas, dinâmicas de funcionamento, papel dos seus diversos atores e a centralidade da comunicação para o seu bom funcionamento.
b) Compreender a Comunicação Institucional como função de gestão que ajuda a formatar a identidade da Organização, a gerar e gerir a sua Imagem e Reputação e a mobilizá-la para a conquista dos seus objetivos estratégicos.
c) Compreender os vários instrumentos de desenvolvimento da personalidade da Organização e de envolvimento com os seus públicos.
d) Saber planear e implementar uma estratégia de comunicação.
e) Estar dotado de competências comunicacionais.
Caracterização geral
Código
711011047
Créditos
6
Professor responsável
Ivone Ferreira
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
AAKER, David A; (2010); Building Strong Brands; Pocket Books. Capítulos 3 e 4.
ALMEIDA, Filipe; (2010); Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas; Principia.
CUNHA, Miguel, Pina; CABRAL-CARDOSO, Carlos; CUNHA, Rita, Campos; REGO, Arménio; (2006); Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, RH Editores. Capítulos. 1,2,6, 7, 8, 12, 13, 14, 20 e 29.
REGO, Arménio; (2010); Comunicação Pessoal e Organizacional; Edições Sílabo. Capítulos. 1,2,6 e 7.
VAN RIEL, CEES, B.M.; FOMBRUN, Charles J; 2007; Corporate Communication Essentials; Routledge. Capítulos. 2 a 8.
Método de ensino
Exposição teórica com o estabelecimento de pontes à realidade das Organizações através da realização de exercícios práticos e testemunhos presenciais de convidados em aula.
Método de avaliação
Trabalho escrito individual 40%.
Teste 40%.
Participação activa nas aulas 20%.
Conteúdo
A. Noções essenciais de Gestão e Teorias Organizacionais.
B. Importância da Liderança, Motivação e Capital Humano para a conquista de objetivos estratégicos.
C. Comunicação Interna.
D. O papel da Comunicação Institucional nas Organizações.
E. Conceitos de Stakeholder, Identidade, Imagem, Reputação e Cultura Organizacional.
F. A Visão, Missão e Valores da Organização.
G. Planeamento Estratégico: O Balanced Scorecard (BSC).
H. Responsabilidade Social Empresarial (RSE) .
I. Construção da Marca pela perspetiva organizacional.
J. Estratégias comunicativas para gerir ameaças à Reputação.
L. Estratégia de Comunicação: Desenvolvimento de um plano de comunicação.
M. Canais de Comunicação: Os Media e as Redes Sociais.
N. Comunicação interpessoal.