Políticas Públicas e Agendamento

Objetivos

a) Estudar a interacção entre opinião pública, media, política e políticas públicas.
b) Explorar a forma como os media realizam a cobertura dos assuntos e das políticas públicas e como contribuem para o agendamento e para a discussão desses temas.
c) Compreender o processo de formação das políticas públicas e a influência da opinião pública e dos media.
d) Estudar as estratégias de comunicação utilizadas para noticiar as políticas públicas.
e) Reflexão crítica sobre a cobertura mediática de políticas públicas, através da análise de casos.

Caracterização geral

Código

711011065

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Nenhuns

Bibliografia

Dearing, J., Rogers E., and Chaffee, S., (1996) Agenda-Setting, Sage Publications.
Gandy, O. H., (1982) Beyond Agenda Setting: Information Subsidies and Public Policy, Ablex Publishing.
McCoombs, M. (2004), Setting the Agenda: The News Media and Public Opinion, Polity Press.
Protess, D. L., McCombs, M. (Ed.) (1991), Agenda Setting: Readings on Media, Public Opinion and Policy Making, Lawrence Erlbaum Associates.
Rubim, A. (org.) (2004) Comunicação e Política. Conceitos e Abordagens, Ed. UNESP e UFBA.

Método de ensino

Envolvendo a participação dos alunos, é feita a análise dos conceitos essenciais e das práticas mais frequentes, relativas às estratégias de comunicação das políticas públicas e às suas ligações com o agendamento político e mediático, a partir de textos de carácter teórico e documental, bem como da análise de casos.

Método de avaliação

1- Trabalho de grupo obrigatório com fundamentação teórica e análise de um caso prático. Apresentação e discussão dos trabalhos nas aulas (50%)
2- Teste presencial escrito (50%).

Conteúdo

1- Os media e a construção da realidade: agendamento, opinião pública, políticas públicas, comunicação política, espaço público, estudos de opinião, enquadramento, a imagem em política.
2- Políticas Públicas: aprofundamento do conceito e estudo do seu processo de formação.
3- A comunicação, a informação e o exercício do poder
4- A comunicação governamental
5- O estudo das agendas: agenda do público, a agenda mediática e a agenda dos políticos.
6- A cobertura noticiosa de temas e acontecimentos: teoria e análise de casos práticos com recurso aos media portugueses.
7- As políticas públicas nos media: a informação sobre as políticas públicas nas diversas fases: da criação à implementação e avaliação.
8- Outros actores: instituições europeias, grupos de pressão, organizações não governamentais, ‘think tanks’, partidos políticos e a sua influência no agendamento e nas políticas públicas. A cobertura mediática.
9- Reflexão crítica dos conceitos com recurso à experiência pessoal: Testemunhos de convidados, um jornalista e um político.
10- O tratamento noticioso das políticas públicas. Estudos de caso e reflexão crítica dos conceitos através da discussão de textos e trabalhos apresentados pelos alunos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: