Publicidade - 1. e 2. semestre

Objetivos

a) Adquirir os conhecimentos teóricos básicos que permitam trabalhar na área da publicidade; ou seja, ter uma formação que lhe permita a análise da actividade publicitária, bem como a sua integração no mix da comunicação de marketing.
b) Conhecer o mercado da publicidade em geral, bem como estudar o suporte teórico que serve de base à solução de questões e problemas específicos frequentemente postos neste sector.
c) Desenvolver as capacidades Criativas/Produção e de Exposição/Apresentação, aproximando e adequando os padrões de resposta às reais necessidades do mercado de trabalho.
d) Desenvolver o processo de concepção publicitário aplicado aos vários meios. Incidência particular na elaboração do Briefing, Proposta Criativa e Planeamento de uma Campanha.

Caracterização geral

Código

711011070

Créditos

6

Professor responsável

Fabrizio Macagno, Jorge David Fernández Gómez

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Nenhuns

Bibliografia

Brochand, B, Lendervie, J, V. Rodrigues, J, Dionísio, P, PUBLICITOR, Pub.D.Quixote, Lisboa, 1999
Middleberg, D, WINNING PR IN THE WIRED WORLD, Powerful Communications Strategies for the Noisy Digital Space, McGraw-Hill, 2001
Thomas Russel, J, Ronald Lane,W, KLEPPNER’S ADVERTISING PROCEDURE, Prentice Hall, 1993
Wells,W, Burnett, J, Moriarty,S, ADVERTISING – Principles and Pratice, Prentice Hall, New Jersey, 1992

Método de ensino

Dado tratar-se de uma disciplina teórico/prática (60%- 40%), os métodos utilizados serão os demonstrativo/interrogativo, de molde a proporcionar uma participação efectiva dos alunos, quer através da busca e análise de exemplos, quer através do estudo de casos.

Método de avaliação

Sendo uma disciplina semestral, em que a assiduidade e a participação são essenciais, deverão ser considerados dois momentos de avaliação, no âmbito da avaliação contínua:
um trabalho individual (50%)
um trabalho de grupo (4/5 alunos): Campanha publicitária (50%)

Conteúdo

1.A Publicidade e o Marketing
1.1 História da Publicidade
1.2 Tipos de Publicidade
1.3 A Publicidade no contexto da Comunicação de Marketing
1.4 Objectivos específicos da Publicidade
2. A Agência de Publicidade
3.Briefing: Posicionamento e estratégia da mensagem – o briefing criativo
4.Criação em Publicidade
5.Construção da Mensagem
6.Conceitos Básicos em Media
7.Características dos suportes publicitários, do anúncio e objectivos
7.1 A Imprensa
7.2 A Rádio
7.3 A Televisão
7.4 Outdoors e muppies
7.5 A Internet
8. A campanha publicitária: Estratégia e planeamento de meios
9. Evolução e o Futuro da Publicidade: novos media, novos desafios

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: