Argumentação e Media
Objetivos
1. Conhecimento da importância que a estrutura argumentativa tem para as notícias nos diversos media e capacidade de interpretação e interacção com essa estrutura; nomeadamente:
2. Capacidade de análise dos argumentos expendidos nos media, nos seus diversos formatos: imprensa escrita, tv, rádio e media digitais (especialmente websites de meios de comunicação).
3. Capacidade de avaliação dos argumentos expendidos nos media, nos seus diversos formatos (como em 1.)
4. Capacidade de construção de textos argumentativos para os diversos media.
Caracterização geral
Código
711011077
Créditos
6
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Walton, D. Reed, C. & Macagno, F. Argumentation Schemes, 2008, CUP, Mass.
Walton, D. Media Argumentation
Dialectic, Persuasion and Rhetoric, 2007, CUP, Mass.
Leudar, Ivan; Nekvapil, Jiří Media dialogical networks and political argumentation, Journal of Language and Politics, Volume 3, Number 2, 2004 , pp. 247-266(20)
Método de ensino
Trata-se de uma metodologia mista: a primeira parte (correspondente ao ponto 1) será sobretudo de natureza expositiva, a cargo do professor, embora utilizando já exemplos.
A segunda parte (correspondendo ao ponto 2) terá um carácter prático e envolverá professor e alunos no esforço de aplicar os conhecimentos adquiridos a casos concretos.
Método de avaliação
Conteúdo
1. Elementos da Teoria da Argumentação Aplicada ao Estudo dos Media
1.1. A noção de argumento válido e a noção de argumento plausível
1.2. O uso de estatísticas na argumentação mediática
1.3. O uso de narrativas na argumentação mediática
1.4. O papel da evidência nas argumentações nos média
1.5. Noção de Esquema Argumentativo e de Questões Críticas
1.6. Alguns Esquemas Argumentativos especialmente comuns na argumentação nos média
1.7. A ideia de estratégia argumentativa (argumentos convergentes, divergentes, ligados, em série e mistos)
1.8. Como se avalia a qualidade de uma argumentação
2. Estudos de Casos
2.1. A argumentação nalguma imprensa escrita (editorial, artigo de opinião, reportagem)
2.2. A Argumentação nalguns debates televisivos
2.3. A Argumentação em entrevistas televisivas
2.4. A argumentação na Net (os Economist Debates do site da The Economist)