Economia - 1. e 2. semestre

Objetivos

Pretende-se que, concluída a unidade curricular, o aluno:
a) Tenha adquirido instrumentos teórico-práticos para melhor compreensão do comportamento dos principais agentes económicos (empresas/consumidores/Estado);
b) Tenha adquirido instrumentos teórico-práticos para melhor compreensão de realidades macroeconómicas complexas, nomeadamente: crescimento económico/recessão, inflação, desemprego, défice orçamental e equilíbrios/desequilíbrios da balança externa;
c) Tenha desenvolvido a capacidade crítica dos alunos em temas relevantes da Ciência Económica actual.

Caracterização geral

Código

711011013

Créditos

6

Professor responsável

Luís Oliveira Martins

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

ACEMOGLU, D., LAIBSON, D. e LIST, J.A. (2016), Economics – Global Edition, Pearson.
KRUGMAN, P. e WELLS, R. (2017), Essentials of Economics – 4th ed., Worth Pub.
SAMUELSON, P. e NORDHAUS, W. (2010), Economics - 19th ed., Mc-Graw Hill.
THE ECONOMIST (2003), Guide to Economic Indicators - 5th ed., Profile Books.

Método de ensino

Abordagem teórica (60%) e prática (40%) dos vários conceitos e temas estudados.
Métodos de ensino baseados no modelo expositivo, interrogativo e activo.

Método de avaliação

Dois testes individuais: 1º Teste (1/3) + 2º Teste (2/3)

Conteúdo

1) Conceitos de Base (definições de Economia, economia positiva/economia normativa, sistemas de organização económica, oferta/procura/mercados);
2) Microeconomia (análise de mercados de bens e serviços, características das principais estruturas de mercado);
3) Macroeconomia (PIB e crescimento económico, desemprego, inflação, curva de Phillips, contas públicas);
4) Economia Internacional (determinantes do comércio internacional, balanças externas, mercados de câmbios, integração europeia e moeda única).