Filmologia - 1. e 2. semestre

Objetivos

a) Compreender o posicionamento do cinema na problemática da comunicação;
b) Conhecer e utilizar os principais conceitos da teoria do cinema;
c) Ser capaz de analisar o complexo audiovisual do cinema, em termos de forma e sentido;
d) Conhecer os principais parâmetros da historiografia do cinema;
e) Compreender o alcance e a significação social do cinema, enquanto experiência de criação e recepção.


Caracterização geral

Código

711011016

Créditos

6

Professor responsável

Maria Irene Aparício

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA GERAL / READINGS:
ANDREW, Dudley; Concepts in Film Theory, New York, Oxford University Press, 1995
AUMONT, Jacques; L`Image, Paris, Nathan / HER, 2001
AUMONT, Jacques; Les théories des cinéastes, Paris, Nathan, 2002
DELEUZE, Gilles; L’image-mouvement, Paris, Minuit, 1983
GRILO, João Mário, As Lições do Cinema, Lisboa, Colibri, 2007
KOLKER, Phillip, Film, Form and Culture, New York, McGraw-Hill, 2005

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA:
Outras referências específicas bem como alguns textos básicos serão disponibilizados ao longo do Semestre, na plataforma Moodle;

OTHER READINGS:
Other references as well as basic readings will be provided for students thoughout the semester.

Método de ensino

Exposição e explicitação das temáticas numa perspectiva teórico-prática, nomeadamente através da análise e discussão de sequências de filmes. O recurso a cruzamentos significativos entre a teoria fílmica, a prática cinematográfica e a história do cinema, visam, por seu lado, um conhecimento e aprofundamento efectivo dos conteúdos conceptuais do programa.
Ensino presencial

Método de avaliação

A avaliação final da unidade curricular consiste em duas provas escritas:
a) 1ª Frequência: presencial (50%);
b) 2ª Frequência: a realizar através da Plataforma Moodle (50%);.
Exame final para os discentes que não obtenham classificação igual ou superior a 10 valores, no cálculo da média das duas frequências. A avaliação para melhoria consistirá num trabalho escrito (até 6000 caracteres), cujo tema será proposto pela docente da UC.

Conteúdo

I – Introdução à nomenclatura do cinema.
1. Conceitos estruturais (cena, sequência, plano); Imagéticos (eixo, ângulo, enquadramento, movimentos de câmara); e de Continuidade (campo, fora de campo, contracampo, raccord)
II – Genealogia da representação/ilusão cinematográfica: Cinema, perspectiva e profundidade
III – Fundamentação arqueológica do cinema.
1. Ambiguidade do dispositivo e relações com o pré-cinema
2. Cinema, cultura e fisiologia. O cinematógrafo-Lumière: da imagem em movimento à imagem-movimento
IV – A imagem-movimento
1. Presença da técnica e do imaginário: o conceito de imagem
2. A noção deleuziana de Imagem-Movimento
2.1 Movimento absoluto e relativo: o plano como mediação entre a parte e o todo
V – As imagens do cinema
1. A percepção cinematográfica
2. A taxinomia deleuziana: imagens-percepção, acção e afeição
3. Percepção e montagem
VI – Cinema e Som
1. O cinema surdo; o som do “mudo” e o império da sincronia
3. Omaginário sonoro e os seus criadores.