Géneros Jornalísticos - 1. semestre

Objetivos

Pretende-se que, concluída a unidade curricular, o aluno seja capaz de:
a) Esteja familiarizado com as regras de construção da linguagem jornalística, permitindo-lhe o reconhecimento e a operacionalização dos diversos géneros, desde as narrativas mais simples às mais complexas, incluindo elementos gráficos e imagens;
b) Conheça e aplique metodologias de investigação em jornalismo, que lhe permitam adquirir os saberes específicos desta profissão, nomeadamente, saber reconhecer as notícias; saber proceder no sentido de recolher e validar essa informação junto de fontes autorizadas; saber narrar essas histórias actuais e com interesse público utilizando ou desafiando as convenções da linguagem jornalística;
c) Seja um leitor crítico de jornais, capaz de desconstruir sentidos múltiplos do texto e utilizar criativamente os recursos estilísticos, semânticos e expressivos da linguagem jornalística;
d) Compreenda o jornalismo enquanto campo social de mediação, onde se jogam interesses complexos dos vários intervenientes no processo noticioso, incluindo protagonistas das notícias, fontes de informação, jornalistas, empresas mediáticas e públicos;
e) Percepcione o jornalismo como um campo social, profundamente imbricado em contextos históricos e culturais específicos e relacione as complexidades do jornalismo contemporâneo com as principais fases de implantação, desenvolvimento e consolidação das diversas tradições jornalísticas.

Caracterização geral

Código

711011020

Créditos

6

Professor responsável

Carla Batista

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

ZELIZER, B. (2004), Taking Journalism Seriously, London: Sage Publications;
SCHUDSON, M. (2003), The Sociology of News, New York: W.W. Norton & Company;
CHARAUDEAU, P. (1997), Le discourse d’information médiatique, Paris: Nathan;
BELL, A. (1991), The Language of News Media (5ª ed.), Oxford: Blackwell Publishers;
CASASÚS, J., & LADEVÈZE, L. N. (1991), Estilo Y Géneros Periodísticos, Barcelona: Ariel.

Método de ensino

Método de ensino teórico-prático (50%- 50%).Exposição das matérias (enquadramentos teóricos; análise de casos). Realização de exercícios que visam testar a capacidade de identificar as características de cada género e discutir criticamente a linguagem jornalística. Trabalho de campo evolutivo e individual, tendo em vista a conclusão da reportagem final de investigação.

Método de avaliação

Reportagem de investigação (20 000 caracteres) a desenvolver em várias etapas: sujeição e discussão do projecto; apresentação dos primeiros resultados da ida para o campo e contacto com as fontes de informação; selecção e estruturação da informação; redacção final (50%). Frequência escrita incidindo sobre todos os aspectos do programa (50%).

Conteúdo

1.O jornalismo enquanto campo social historicamente construído.
2.A produção jornalística e os sistemas culturais, económicos e políticos.
3.O liberalismo económico e o “quarto poder”.
4.A profissionalização dos jornalistas: nascimento de uma profissão.
5.A construção narrativa do jornalismo: os diferentes géneros jornalísticos.
6.Jornalismo literário.
7.Os novos media, o desafio das convenções jornalísticas e a crise de valores. Dilemas do passado, do presente e do futuro do jornalismo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: