Atelier de Jornalismo Radiofónico - 1. semestre
Objetivos
A unidade curricular de Ateliê de Jornalismo Radiofónico destina-se a apresentar aos alunos as especificidades da ação jornalística em meio radiofónico, de modo a que concluída a unidade curricular o aluno esteja apto a:
1. Apreender as especificidades do jornalismo radiofónico sem perder o foco na essência - o próprio jornalismo;
2. Compreender as exigências da rádio e o papel do som na estruturação da narrativa jornalística;
3.Compreender o papel específico do texto (e as suas exigências formais) na sua articulação com os restantes elementos da narrativa jornalística radiofónica: sons, vivos, música, silêncio, avaliando, igualmente, o papel específico de cada um deles.
4.Editar uma reportagem radiofónica utilizando os programas de edição usados na rádio portuguesa
5.Aprender a transmitir a mensagem de forma eficaz, corrigindo erros de dicção, projetando a voz;
6.Cumprir um processo evolutivo que, no final do semestre, lhe permita concretizar uma reportagem radiofónica.
Caracterização geral
Código
711011066
Créditos
6
Professor responsável
Pedro Coelho
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
BONIXE, Joaquim L. R. 2012. A Informação Radiofónica: rotinas e valores-notícia da reprodução da realidade na rádio portuguesa. ed. 1. Lisboa: Livros Horizonte.
BONIXE, Joaquim L. R. 2012. Internet e participação - o renascimento da rádio local como espaço de debate público. In Ágora - Jornalismo de Proximidade: Limites, Desafios e Oportunidades, 17 - 36. . Covilhã: UBI.
Chantler, Paul, Stwert, Peter, Basic Radio Journalism, ed Focal Press;
Coelho, Pedro, 2005, A TV de Proximidade e os Novos Desafios do Espaço Público, ed Livros Horizonte, Lisboa;
COELHO, Pedro, 2015, Jornalismo e Mercado, os novos desafios colocados à formação, Livros Labcom, disponível em http://www.livroslabcom.ubi.pt/book/131.
EUROPEAN PUBLISHERS COUNCIL e World Newsmedia Network, 2014, Global Media Trends Book, 3rd ed., UK, USA, Chicago, Illinois.
KOVACH, Bill e ROSENSTIEL, Tom, 2007, The Elements of Journalism, New York, Three Rivers Press.
Minkov, M., 1983, Jornalismo Radiofónico, Sindicato dos Jornalistas,Lx
Método de ensino
Promover a participação dos alunos, recomendando, previamente, bibliografia e conteúdos jornalísticos que serão discutidos nas aulas. Fomentar o registo crítico dos alunos através da discussão permanente, centrada na audição crítica de conteúdos jornalísticos radiofónicos portugueses e estrangeiros.
Ensino presencial
Método de avaliação
A soma da participação (associada à assiduidade) nas aulas e a concretização, pelos alunos, de exposições e outros trabalhos (previamente agendados) vale 60% da avaliação. O trabalho final (uma média reportagem de 5 minutos - máximo) e a apresentação e discussão do mesmo em sala de aula vale os restantes 40%. Indicar ponderações para cada um dos elementos de avaliação.
Conteúdo
1. A reportagem como género nobre do jornalismo: a especificidade da reportagem radiofónica;
2. O som enquanto essência da reportagem;
3. Discussão crítica das pequenas reportagens e notícias efetuadas ao longo do semestre e que se afirmam elementos fundamentais da avaliação (participação nas aulas e evolução jornalística);
4. O posicionamento da rádio no mapa dos meios e a influência das novas tecnologias digitais no jornalismo e na rádio em particular.
5. Análise crítica do jornalismo radiofónico português.