Fotojornalismo: História, Teoria e Prática

Objetivos

1) Conhecer a História do Fotojornalismo desde as suas origens até à contemporaneidade, na sua relação com a história da tecnologia fotográfica;
2) Conhecer os diferentes estilos, não apenas numa perspectiva diacrónica, mas de forma transversal, compreendendo as diferentes estratégias associadas a cada uma;
3) Identificar as problemáticas convocadas pelo fotojornalismo, nomeadamente a relação entre media, comunicação e globalização, através da leitura e análise de textos críticos;
4) Ser capaz de construir um portfolio coerente;
5) Ser capaz de fundamentar, estética e criticamente, o projecto desenvolvido.

Caracterização geral

Código

711011076

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

BARTHES, Roland, “A Mensagem Fotográfica”, Revista de Comunicação e Linguagens, nº 39, “Fotografia(s). Lisboa, Relógio de Água, 2008.
BATCHEN, Geoffrey, Picturing Actrocity, 2011.
BERGER, John “Photographs of Agony”, in Liz Wells (org.), The Photographer Reader. Londres/Nova Iorque, Routledge, 2003.
DIDI-HUBERMAN, Georges, “Imagens da Lamentação”, Revista de Comunicação e Linguagens, nº 39, “Fotografia(s). Lisboa, Relógio de Água, 2008.
JACOBS, Steve, “O que aconteceu à Fotografia Urbana?”, Revista de Comunicação e Linguagens, nº 39, “Fotografia(s). Lisboa, Relógio de Água, 2008.
Magnum, 50 Years of Photographies. Paris/Nova Iorque, ed. Magnum, 1994
MAH, Sérgio, A Fotografia e o Privilégio de um Olhar Moderno. Lisboa, Colibri, 2003.
SOUSA, Jorge Pedro, Fotojornalismo - Uma introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. In http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-fotojornalismo.pdf.
The Great “Life” Photographers. Londres, Thames and Hudson, 2004.

Método de ensino

Método de exposição aberta e discussão de textos previamente distribuídos ou indicados.
Ensino presencial

Método de avaliação

Frequência escrita (7 valores);
Apresentação oral de texto, individual ou a pares, por inscrição (3 valores);
Apresentação da totalidade dos exercícios práticos na aula, de acordo com agendamento e planificação (2 valores);
Portfolio fotográfico digital, com apresentação na aula (8 valores)

Conteúdo

Nesta disciplina far-se-á uma abordagem dos principais movimentos do Fotojornalismo desde as suas origens (Roger Fenton, Matthew Brady, Jacob Riijs, Lewis Hine) até hoje, com especial relevância para o século XX e para as transformações operadas nos modos de produção da fotografia documental e da sua recepção. Será dada especial atenção às transformações operadas pela revolução técnica da fotografia digital, bem como ao papel que as agências e os diferentes órgãos de comunicação especializados (Magnum, Star, etc) tiveram na segunda metade do século XX na afirmação autoral do fotojornalismo. Paralelamente serão analisados textos (ver bibliografia) sobre algumas questões teóricas da imagem fotográfica no contexto do jornalismo.
Simultaneamente à condução destes aspectos, será proporcionado aos alunos espaço para construção de um projecto fotográfico (portfolio) individual no âmbito do foto-documentalismo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: