Variação Linguística - 2. semestre

Objectivos

No final desta unidade curricular, os alunos deverão estar aptos a:
(1) Compreender os conceitos teóricos básicos que permitam descrever e analisar fenómenos de variação
linguística, de acordo com contextos históricos, geográficos e socioculturais nos quais os falantes de uma
língua se manifestam verbalmente;
(2) Discutir as principais questões teóricas e metodológicas implicadas na investigação sobre a variação e
mudança linguísticas;
(3) Observar e explicitar aspetos da variação linguística determinada por diferentes contextos de uso;
(4) Observar e explicitar aspetos da variação linguística determinada por diferentes tipos de variáveis sociais;
(5) Desenvolver conhecimentos sobre a diversidade dialetal e geográfica da língua portuguesa;
(6) Aplicar os conhecimentos adquiridos à análise do uso linguístico dos falantes de português em diferentes
contextos de uso.

Caracterização geral

Código

711131089

Créditos

6

Professor responsável

António H. F. P. A. Emiliano

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

BAUGH, John & Joel SHERZER (eds.) (1984) Language in Use. Englewood Cliffs, New Jersey, PrenticeHall,
Inc.
CHAMBERS, J. K. (2003) Sociolinguistic Theory. Linguistic Variation and its Social Significance. Blackwell
Publishing, 2ª edição.
CHAMBERS, J.K. & Peter TRUDGILL (2004) Dialectology. Cambridge University Press (2nd edition).
CHAMBERS J. K., Peter TRUDGILL & Natalie SCHILLINGESTES
(eds.) (2003) The Handbook of Language
Variation and Change, Blackwell Publishing.
SEGURA, Luísa (2013) Variedades dialetais do Português Europeu. In E. P. RAPOSO et al. (orgs.) Gramática do
Português. Vol. I. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 85142

Método de ensino

Haverá lugar a aulas expositivas, aulas práticas de discussão das leituras e exercícios de análise com
explicitação dos pressupostos teóricos assumidos na disciplina. No início de cada aula será feito um breve
resumo da aula anterior e no final anunciarseá
a matéria da aula seguinte. Os sumários e outros materiais de
apoio serão disponibilizados na plataforma \"moodle\" da FCSHUNL.
Tutoriais por solicitação dos alunos.

Método de avaliação

Um pequeno trabalho escrito com apresentação na aula (30%); um teste (40%); exercícios e participação nas
aulas (30%).

Conteúdo

1. Conceitos teóricos e metodológicos:
1.1. língua, dialeto e variedade;
1.2. falantes e comunidades;
1.3. variáveis (linguísticas e extralinguísticas) e variantes;
1.4. línguas nacionais e línguas oficiais;
1.5. domínios de variação linguística;
1.6. métodos para o estudo da variação e mudança linguísticas.
2. Língua e contextos de uso:
2.1. registos;
2.2. diglossia;
2.3. codeswitching.
3. Aspetos da variação dialetal (geográfica e social)
3.1. dialetos regionais e sociais;
3.2. as noções de contínuo dialetal, fronteiras linguísticas, zonas de transição e de difusão;
3.3. variação regional;
3.4. variedades dialetais e principais isoglossas;
3.5. identificação de áreas dialetais;
3.6. estudos quantitativos; discussão de alguns estudos.
4. Prática de análise de dados de corpora falados e escritos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: