Culturas dos Países de Língua Portuguesa - 2. semestre

Objetivos

a) Desenvolver o conhecimento sobre aspectos históricos e culturais respeitantes às sociedades dos países de língua portuguesa.
b) Ser capaz de reconhecer diferentes paradigmas críticos e as suas mudanças e transformações nestes contextos.
c) Saber aperfeiçoar técnicas de recolha e selecção de informação em bibliotecas e em ambiente electrónico.
d) Participar activamente na discussão dos conteúdos e leituras propostos.

Caracterização geral

Código

711091110

Créditos

6

Professor responsável

Ana Maria Martinho

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica.

Bibliografia

A fornecer para cada módulo, com materiais organizados para o efeito . Apresentamos abaixo apenas algumas leituras que consideramos básicas. Tailored to each weeK´s discussions. Leituras principais/ General readings:

ALMADA, José Luís Hopffer, (coord.), O Ano Mágico de 2006: olhares retrospectivos sobre a história e a cultura caboverdianas, Praia, Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, Praia, 2008.

BASTOS, Cristina Bastos, ALMEIDA, Miguel Vale, FELDMAN-BIANCO, B. (coord.), Trânsitos coloniais: diálogos críticos luso-brasileiros, Lisboa, Imprensa de ciências Sociais, 2002.

MARTINHO, A. África: investigações multidisciplinares, Évora, NUM, 1999.

MARTINS, Guilherme de Oliveira, Património, Herança e Memória. A cultura como Criação, Lisboa, Gradiva, 2009.

VENÂNCIO, José Carlos, Colonialismo, Antropologia e Lusofonias: repensando a presença
portuguesa nos tópicos, Lisboa, Veja [D. L. 1996].

Método de ensino

Todas as aulas têm uma componente teórica e prática
A metodologia a seguir em aula apresenta as seguintes características:
- apresentação de materiais de trabalho e de tópicos para estudo por parte da docente;
- discussão alargada desses tópicos a partir de leituras prévias.

Método de avaliação

A avaliação é contínua e procura ter um carácter formativo, pelo que inclui não só a produção de um teste individual e de um trabalho escrito, mas também a ponderação qualitativa das intervenções em aula.
Teste: 35%
Trabalho escrito: 35%
Participações em aula: 15%
Assiduidade: 15%

Conteúdo

1. Perspectiva geral sobre os Media nos países de língua portuguesa.
2. Democracias e regimes de transição. A sua relação com os Media.
3. Cultura, voto e violência.
4. Políticas étnicas e conflito social.
5. Ambiente e ciber-resistência.
6. Desenvolvimento e globalização.
7. Culturas em risco e formas de resistência.
8. Expressão religiosa através dos Media.
9. A vida nas cidades e a Blogosfera. Os Novos Media.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: