Literatura Brasileira - 2. semestre
Objetivos
a) Adquirir conhecimento específico sobre a evolução da literatura brasileira, a sua história enquanto literatura nacional e os problemas da sua constituição em separação da literatura portuguesa;
b) Aprofundar o conhecimento da diferenciação linguística do português, designadamente através do contacto com o português literário brasileiro e em particular adquirindo alguma familiaridade com a diferenciação linguística no Brasil;
c) Adquirir conhecimento sobre a contribuição brasileiras para a literatura universal, aprofundando o estudo de alguns autores fundamentais para essa contribuição;
d) Adquirir conhecimento sobre os problemas da literatura mundial, as relações entre países e literatura, o problema da especificidade nacional das literaturas e a historicidade da noção de literatura;
e) Aprofundar o conhecimento da teoria literária, a experiência da leitura literária e o domínio das técnicas de análise literária.
Caracterização geral
Código
711091118
Créditos
6
Professor responsável
Abel Barros Baptista, Clara Maria Abreu Rowland
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
Obras de carácter geral:
Histórias e estudos de carácter geral:
Alfredo Bosi, História Concisa da Literatura Brasileira, 35.ª ed., São Paulo, Cultrix, 1997.
Antonio Candido, Iniciação à Literatura Brasileira, São Paulo, Humanitas, 1999.
, O Romantismo no Brasil, São Paulo, Humanitas/FFLCH/USP, 2002.
Antologias:
Antonio Candido, José Aderaldo Castello, Presença da Literatura Brasileira, 10.ª ed., São Paulo, Bertrand, 1997.
Massaud Moisés, A Literatura Brasileira através dos Textos, 19.ª ed., São Paulo, Cultrix, 1995.
A bibliografia específica é em parte indicada no começo das aulas e em parte responsabilidade da pesquisa do aluno.
Método de ensino
Percentagem de aulas práticas: 60 %. Predomínio de leituras e análises na aula, com aulas de exposição para enquadramento dos textos analisados e organização de conclusões.
Na avaliação, a participação dos alunos terá um peso importante, entre 20 e 30%. Um trabalho escrito intermédio corresponderá a 35% da classificação final, e um trabalho final valerá entre 35% e 45 %. A determinação destas ponderações dependerá dos textos a estudar em cada ano e do grau de dificuldade que apresentem.
Método de avaliação
Trabalho intermédio: 50% da nota final.
Frequência final: 50 % da nota final.
Conteúdo
1.Fundação de uma literatura nacional: a matriz romântica.
a) a teoria da literatura brasileira de Gonçalves de Magalhães e o \"problema português\";
b) a particularidade da obra poética de Gonçalves Dias;
c) centralidade de José de Alencar: leitura de Iracema.
2. Leituras da ficção brasileira moderna:
a) Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas ou Dom Casmurro, contos;
b) Graciliano Ramos, São Benardo;
c) Clarice Lispector, Laços de família;
d) João Guimarães Rosa, Primeirs estórias;
3. O modernismo brasileiro e a refundação da literatura nacional.
a) leituras de Mário de Andrade, Oswaldo de Andrade e Manuel Bandeira;
4. Leituras da poesia brasileira moderna.
a) Carlos Drummond de Andrade, Alguma poesia;
b) Manuel Bandeira, Libertinagem;
c) João Cabral de Melo Neto, A educação pela pedra.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: