Ontologia - 1. semestre

Objectivos

Adquirir:
a) a compreensão básica do sentido e da especificidade da Ontologia como componente fundamental da
tradição filosófica e domínio de investigação “vivo”;
b) a compreensão básica da pertinência da Ontologia como saber em falta (zêtoumenê epistêmê);
c) a compreensão básica da articulação entre a Ontologia e as demais disciplinas filosóficas;
d) a compreensão básica da articulação entre a Ontologia e as disciplinas científicas; e) a compreensão básica da multiplicidade de abordagens desenvolvidas na tentativa de dar resposta aos problemas da Ontologia;
f) a compreensão básica do problema da eventual impossibilidade da constituição da Ontologia como ciência;
g) a compreensão básica dos principais conceitos desenvolvidos no âmbito da Ontologia;
h) a capacidade básica de analisar, comparar, criticar e usar esses conceitos de forma autónoma;
i) a capacidade básica de interpretar e discutir autonomamente concepções ou teses no domínio da Ontologia

Caracterização geral

Código

711031064

Créditos

6

Professor responsável

Mário Jorge Carvalho

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Burnet, J. (Ed.) (1902). Platonis Opera, T. IV. Oxford: Clarendon Press.
Burnet, J./Duke, E. A. (Ed.) (1986). Platonis Opera, T. IV. Oxford: Clarendon Press.
Slings, S. R. (Ed.) (2003). Platonis Rempublicam recognovit brevique adnotatione critica instruxit S. R. S. Oxford: Clarendon Press.
Adam, J. (Ed.) (1902). The Republic of Plato. Cambridge: University Press, 2 vols.
Shorey, P. (Ed.) (1946). Plato The Republic. London/Cambridge (Mass.): Heinemann/Harvard University Press, 2 vols.
Emlyn-Jones (Ed.) (2013). Plato Republic. London/Cambridge (Mass.): Heinemann/Harvard University Press, 2 vols.
Chambry, E. (Ed.) (1933). Platon La République. Paris: Belles Lettres, 3 vols., suc. reed.
Vegetti, M. (Ed.) (1998-2007). Platone La Repubblica. Napoli: Bibliopolis, 7 vols.
Radice, R. /Reale, G. (Ed.) (2009). Platone Repubblica. Milano: Bompiani.
Schleiermacher, F./Kurz, D. (Ed.) (2001). Platon Werke 4: Der Staat. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft.



Método de ensino

Curso de natureza teórico-prática.
A metodologia usada combina
a) o exame teórico de problemas e conceitos
b) uma aturada análise e comentário dos textos em causa (que presta especial atenção ao nexo entre eles e os problemas e conceitos focados, mas também a questões de interpretação, etc.)
c) a discussão de concepções alternativas, de objecções, contra-exemplos, etc.
O programa está concebido para proporcionar aos estudantes a experiência de trabalharem, se assim se pode dizer, no “laboratório” do pensamento filosófico.
Dá-se especial importância ao horário de atendimento, que pode ser usado para discutir problemas, objecções, matérias afins, etc.

Método de avaliação

Avaliação individual. Exame final escrito obrigatório. Cada aluno deve apresentar um trabalho escrito e discuti-lo com o professor. O trabalho escrito tem um peso de 1/3 na classificação final.





Conteúdo

Introdução à problematicidade ontológica – Platão e a descoberta do metaxy

Como é que o acesso habitualmente disponível deixa margem para conhecimento em falta – e designadamente para as disciplinas científicas? E como é que estas deixam margem para um conhecimento relativo a toda a realidade enquanto tal? Que cabimento tem a Ontologia, enquanto ciência procurada (zêtoumenê epistêmê)?
Como pode fazer falta algo desse género? A que é que corresponde?
Discutiremos estas questões a partir da descoberta platónica
a) de que há algo de intermédio entre o conhecimento e a ignorância sc. entre a realidade e o nada (um metaxy sophias kai amathias sc. tou ontos kai tou mê ontos)
e
b) de que tanto o acesso quotidiano, quanto o pensamento científico ou filosófico estão retidos neste metaxy, e deixam margem para a procura de conhecimento ainda em falta.
A análise deste conjunto de problemas seguirá o itinerário de descoberta do metaxy que se acha desenhado nos livros V, VI e VII da República

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: