Cartografia Temática - 1. semestre
Objetivos
a) Adquirir conhecimentos de semiologia gráfica;
b) Conhecer os métodos e saber aplicar técnicas de cartografia;
c) Equacionar problemas de representação em diferentes escalas;
d) Projetar e representar mapas;
e) Testar diferentes formas de representação;
f) Desenvolver espírito crítico face à imagem gráfica.
Caracterização geral
Código
711041005
Créditos
6
Professor responsável
Jorge Ricardo Ferreira, Nuno Pires Soares
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
Béguin, M. & Pumain, D. (2005). La réprésentation des donnés géographiques. Statistique et cartographie. Paris: Armand Colin, pp. 40-68.
Bertin, J. (2005). Sémiologie graphique. Les diagrammes, les réseaux, les cartes (4e ed.). Paris: EHESS.
Blin, É. & Bord, J-P. (1993). Initiation géo-graphique ou comment visualiser son Information. Paris: SEDES, pp. 43-60.
Robinson, A-H, (1995). Elements of Cartography (6th ed.). New York: John Wiley and Sons
Zanin, C. & Tremelo, M.-L. (2003). Savoir faire une carte. Paris: Belin, pp. 3-16.
Método de ensino
Método de ensino
Aulas expositivas e participativas (50% do tempo de ensino).
As aulas expositivas são profundamente ilustradas com exemplos de mapas.
Estas imagens são interpretadas de forma exaustiva no sentido de identificar tanto o seu valor comunicacional como as suas deficiências.
Aulas práticas, trabalho de grupo (50% do tempo de ensino).
Procura criar-se um ambiente simultaneamente de execução de trabalho prático e de reflexão onde os alunos podem tomar decisões sobre as várias formas de construção dos seus mapas. Aprendem fazendo.
Os trabalhos práticos consistem na elaboração de vários mapas, onde se procuram testar várias soluções gráficas. Todos os mapas são construídos com recurso a software cartográfico (ArcGIS).
Método de avaliação
Elementos de avaliação
1. Leitura de um conjunto de textos, que serão objecto de avaliação através de um teste escrito; (40% da nota final)
2. Conjunto de mapas acompanhado de relatório de execução (60% da nota final, inclui a assiduidade e a participação)
Conteúdo
1) O que se lê e vê num mapa
2) Princípios teóricos e práticos da construção de imagens cartográficas
3) Prática de concepção e realização cartográfica
4) Tudo o que um mapa tem que ter
5) O mapa como um meio de investigação científica
6) Visualização crítica de mapas.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: