Geografia Física - Climatologia - 1. semestre
Objetivos
a) Conhecer as principais características e movimentos do Globo e sua relação com a zonalidade e estacionalidade térmica;
b) Compreender os fundamentos da circulação atmosférica;
c) Perceber a diversidade climática da Terra, suas causas e consequências;
d) Utilizar com sentido crítico e cartografar dados climáticos;
e) Analisar cartas sinópticas;
f) Identificar e explicar os diversos tipos de clima.
Caracterização geral
Código
711041025
Créditos
6
Professor responsável
Carlos Russo Machado, José Eduardo Ventura
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
DAVEAU, S. (1999). Ambiente Geográfico Natural. (4th ed.). Lisboa: Col. Humanismo e Ciência. Edições João Sá da Costa, p. 17-75.
AGUADO, E. & BURT, J. E. (2014). Understanding Weather and Cimate. (6th ed.). Essex: Pearson. 590p. ou/or
BARRY, R.G. & CHORLEY, R.J. (2010). Atmosphere Weather & Climate. (9th ed.). Londres: Methuen & Co Ltd, 421p. ou/or
CUADRAT, J. Mª. & PITA, Mª. F. (2014). Climatología. (7th ed.). Madrid: Ediciones Cátedra. 496p. ou/or
ESTIENNE, P. & GODARD, A. (1990), Climatologie, (8th ed.). Paris: Col. U. Armand Colin. 367p. ou/or
MAYES, J. & HUGHES, K. (2004). Understanding weather: A visual approach. Londres: Arnold. 188p. ou/or
SHNK, J. (2013). Introducing Meteorology: a guide to Weather. London: Dunedin Acadfemic Press Ltd. 149p.
Método de ensino
- Aulas teóricas expositivas em que são apresentados e debatidos com os alunos os conteúdos programáticos do programa.
- Aulas práticas de apresentação de fontes de informação climática (tipo de dados, seu significado e representação cartográfica; análise e interpretação do campo de pressão em superfície e altitude, nebulosidade e sua relação com os tipos de tempo).
Método de avaliação
- Leitura de textos selecionados a avaliar em testes escritos (20%+40%)
- Participação e trabalho desenvolvido pelo aluno na sala de aula e teste prático (5%+30%)
- Assiduidade (5%)
(Segundo Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento).
Conteúdo
1. O Planeta Terra: Forma, Dimensões e Movimentos.
2. Desigual Iluminação/Aquecimento do Globo - Zonalidade e Estacionalidade Térmica.
3. Estrutura e Composição da Atmosfera.
4. Balanço Radiativo e Influência do Homem.
5. Humidade Atmosférica, Evaporação, Condensação, Nuvens e Precipitação.
6. Massas de Ar e Frentes.
7. Centros de Pressão e Movimentos da Atmosfera.
8. Os climas da Terra.
9. Alterações do clima: causas e consequências
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: