Geografia Física - Climatologia - 1. semestre

Objectivos

a) Conhecer as principais características e movimentos do Globo e sua relação com a zonalidade e estacionalidade térmica;
b) Compreender os fundamentos da circulação atmosférica;
c) Perceber a diversidade climática da Terra, suas causas e consequências;
d) Utilizar com sentido crítico e cartografar dados climáticos;
e) Analisar cartas sinópticas;
f) Identificar e explicar os diversos tipos de clima.

Caracterização geral

Código

711041025

Créditos

6

Professor responsável

Carlos Russo Machado, José Eduardo Ventura

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

DAVEAU, S. (1999). Ambiente Geográfico Natural. (4th ed.). Lisboa: Col. Humanismo e Ciência. Edições João Sá da Costa, p. 17-75.

AGUADO, E. & BURT, J. E. (2014). Understanding Weather and Cimate. (6th ed.). Essex: Pearson. 590p. ou/or

BARRY, R.G. & CHORLEY, R.J. (2010). Atmosphere Weather & Climate. (9th ed.). Londres: Methuen & Co Ltd, 421p. ou/or

CUADRAT, J. Mª. & PITA, Mª. F. (2014). Climatología. (7th ed.). Madrid: Ediciones Cátedra. 496p. ou/or

ESTIENNE, P. & GODARD, A. (1990), Climatologie, (8th ed.). Paris: Col. U. Armand Colin. 367p. ou/or

MAYES, J. & HUGHES, K. (2004). Understanding weather: A visual approach. Londres: Arnold. 188p. ou/or

SHNK, J. (2013). Introducing Meteorology: a guide to Weather. London: Dunedin Acadfemic Press Ltd. 149p.

Método de ensino

- Aulas teóricas expositivas em que são apresentados e debatidos com os alunos os conteúdos programáticos do programa.
- Aulas práticas de apresentação de fontes de informação climática (tipo de dados, seu significado e representação cartográfica; análise e interpretação do campo de pressão em superfície e altitude, nebulosidade e sua relação com os tipos de tempo).

Método de avaliação

- Leitura de textos selecionados a avaliar em testes escritos (20%+40%)
- Participação e trabalho desenvolvido pelo aluno na sala de aula e teste prático (5%+30%)
- Assiduidade (5%)

(Segundo Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento).

Conteúdo

1. O Planeta Terra: Forma, Dimensões e Movimentos.

2. Desigual Iluminação/Aquecimento do Globo - Zonalidade e Estacionalidade Térmica.

3. Estrutura e Composição da Atmosfera.

4. Balanço Radiativo e Influência do Homem.

5. Humidade Atmosférica, Evaporação, Condensação, Nuvens e Precipitação.

6. Massas de Ar e Frentes.

7. Centros de Pressão e Movimentos da Atmosfera.

8. Os climas da Terra.

9. Alterações do clima: causas e consequências

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: