História e Metodologias da Geografia
Objetivos
a) Identificar os principais marcos na evolução do pensamento geográfico;
b) Compreender as várias escolas nacionais e as correntes da Geografia nos seus contextos históricos, identificando as principais características concetuais e metodológicas;
c) Compreender a dinâmica histórica da Geografia como um processo de continuidades, permanências e mudanças;
d) Desenvolver um raciocínio crítico sobre a evolução do pensamento em Geografia;
e) Compreender a evolução da Geografia portuguesa no contexto da evolução do pensamento geográfico;
f) Selecionar fontes adequadas e recolher informação pertinente sobre a História da Geografia;
g) Desenvolver uma atitude crítica sobre as fontes de informação disponíveis;
h) Conhecer os principais instrumentos que estão na base dos trabalhos académicos em Geografia;
i) Avaliar a importância relativa das diferentes saídas profissionais em Geografia;
j) Aplicar conhecimentos metodológicos em pequenos trabalhos realizados em contexto de aula.
Caracterização geral
Código
711041034
Créditos
6
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
Leitura obrigatória / Compulsory reading:
Claval, P. (2006). História da Geografia. Lisboa: Edições 70.
Holt-Jensen, A. (2009). Geography. History and concepts. A students Guide (4th ed.). London: Sage, 264p.
Ribeiro, O. (2012). O Ensino da Geografia. Porto: Porto Editora.
Leitura complementar / Further reading
CAPEL, H. (2012).Filosofía y ciencia en la Geografía contemporánea. Una introducción a la Geografia. (Nova edição ampliada). Barcelona: Ediciones del Serbal, 2012. 477 p.
Claval, P. (1982) A Nova Geografia. Coimbra: Almedina.
Clifford, N., Holloway, S., Rice, S., Valentine, G. (ed.) (2009). Key Concepts in Geography (2nd ed.). London: Sage. Cap. 1, pp.1-82.
Clifford, N., Shaun, F., Valentine, G. (ed.) (2010). Key Methods in Geography (2nd ed.). London: Sage.
Cresswell, T. (2012). Geographic Thought: A Critical Introduction. Chichester: Wiley-Blackwell.
Merénne-Schoumaker, B. (2002). Analyser les territoires. Savoirs et outils (2ª ed.). Rennes: PUR, pp.61-120.
Método de ensino
Aulas expositivas e participadas. Discussão a partir de um conjunto de textos selecionados. Debates sobre temas do programa.
Método de avaliação
Testes escritos, presenciais: [60%]
Exercícios de aplicação de conhecimentos:[15%]
Pequeno trabalho sobre um géografo português: [20%]
Assiduidade e participação: [5% ]
(Segundo Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento).
Conteúdo
1) O pensamento geográfico pré-científico: Antiguidade Clássica, Idade Média, Renascimento e Iluminismo.
2) Institucionalização da Geografia como ciência moderna e disciplina universitária.
3) A Geografia Clássica nas diferentes escolas nacionais: teoria e métodos.
4) Nova Geografia: teoria e métodos.
5) Geografias alternativas: humanistas, radicais, behavioristas e culturais.
6) Geografias pós-modernas e actuais.
[Em cada um dos pontos anteriores são apresentados aspectos teóricos e metodológicos da Geografia na fase a que respeitam. Faz-se também referência à Geografia portuguesa, bem como aos geógrafos que se destacaram em cada período.]
7) Analisar os territórios: conceitos básicos.
8) Analisar os territórios: métodos e modelos espaciais.
9) Para que serve a Geografia, hoje?
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: