Demografia dos Países Lusófonos

Objectivos

a) Apreender os principais conceitos utilizados em Demografia;
b) Conhecer as componentes da evolução da população;
c) Compreender as principais causas e efeitos espaciais e socioeconómicos das alterações das estruturas demográficas;
d) Perceber a importância da inter-relação entre população, desenvolvimento e ambiente;
e) Apreender os objetivos e os efeitos das políticas populacionais ou da sua ausência;
f) Identificar os aspetos comuns e específicos das estruturas e dinâmicas das populações dos países lusófonos;
g) Apontar soluções para os problemas relacionados com o trinómio população/desenvolvimento/ambiente;
h) Elaborar análises e diagnósticos demográficos a várias escalas.

Caracterização geral

Código

711041056

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Aryeetey-Atthoh, S. (2003). Population Geography of Sub-Saharan Africa (120-146). In Geography of Sub-Saharan Africa. Nova York: Prentice Hall.

Bandeira, M. L. (1996). Demografia e Modernidade: Família e Transição Demográfica. Lisboa: INCM.

Canning, D., Raja, S.; Yazbec, A. S. (ed.)(2015). Africa´s Demographic Transition: Dividend or Disaster? World Bank Publications.

Livi Bacci, M. (2002). 500 Anos de Demografia Brasileira: uma Resenha, Revista Brasileira de Estudos de População, 19(1), 141-159.
http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/rev_inf/vol19_n1_2002/vol19_n1_2002_8pontodevista_141_159.pdf

Nazareth, J. M. (2004). Demografia: a ciência da população. Queluz: Presença.
Sanchez Barricarte, J. J. (2008). El crecimiento de la población mundial. Implicaciones socioeconómicas, ecológicas y éticas. Valencia: Tirant lo Blanch.

Weeks, J. R. (2011). Population: an introduction to concepts and issues. Belmont: Wadsworth.

Método de ensino

Método de ensino
Aulas expositivas e participativas. Na componente prática é realizado: i) o acompanhamento e controlo, por etapas, da execução de um trabalho de grupo: ii) debates, mediados pelo professor e suportados em textos ou outros materiais de apoio, sobre as temáticas em análise.

Método de avaliação

Método de avaliação
- Teste escrito visando a totalidade dos conteúdos leccionados (35% da nota final);
- 5 testes de curta duração (aproximadamente 30 minutos), dos quais serão contabilizados os 4 com classificações mais elevadas (35%)
- Realização de um trabalho escrito, elaborado em grupo (20%) e com apresentação oral (ação individual - 5%);
- Assiduidade regulamentar e adequada participação nas aulas (5%).

Nota: Os alunos que assim o pretendam (por não terem realizado 4 testes, por exemplo), podem concentrar no teste global os 70% da classificação final determinados por estes elementos de avaliação.

Conteúdo

1) Relevância e objetivos da Demografia
2) Principais conceitos aplicados nos estudos demográficos
3) Dinâmica natural e migratória da evolução populacional
4) A situação demográfica nos países lusófonos
4.1) Distribuição espacial da população - disparidades regionais, população urbana e rural
4.2) Estruturas populacionais - composição por sexo e idade
4.3) Relação entre população, ambiente e desenvolvimento
4.4) Políticas demográficas explícitas e implícitas.