Antecedentes da Formação de Portugal
Objetivos
investigação actual;
b) Adquirir conhecimentos sobre os principais acontecimentos e processos do período e espaços históricos estudados
c) Desenvolver as metodologias de análise de fontes históricas
d) Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, integrando o vocabulário e as categorias da Época Medieval
e)Desenvolver uma atitude reflexiva e crítica sobre os conhecimentos adquiridos.
Caracterização geral
Código
711051124
Créditos
6
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
História de Portugal (dir. José Mattoso) vol. I Antes de Portugal, (coord. José Mattoso), Lisboa, Círculo de Leitores, 1992
Nova História de Portugal, (dir. Joel Serrão e A. H. Oliveira Marques), v. II - Portugal, das Invasões Germânicas à Reconquista, (coord. A. H. Oliveira Marques), vol. III- Portugal em Definição de Fronteiras (coord. de Maria Helena Coelho e Armando Luís Carvalho Homem) Lisboa, Presença, 1993, 1996
História de España Alfaguarra, (dir. Miguel Artola), vol. 2 - La época Medieval, por José Angel GARCÍA DE CORTAZAR, Madrid, Alianza, 1988 (reedição actualizada)
ÁLVAREZ PALENZUELA, V.A. e SUÁREZ FERNÁNDEZ, L., Historia de España, vol. 5- La España Musulmana y los inícios de los reinos critianos (711-1157), Madrid, Ed. Gredos, 1988
GARCÍA MORENO, Luís A., História de la España Visigoda,Madrid, Cátedra, 1989
PICARD, Christophe, Le Portugal Musulman (VIII- XIII siécles) . LOccident dal- Andalus sous la domination islamique, Paris, Maisonneuve & Larouse, 2000. .
Método de ensino
Aulas teóricas (50%) e práticas (50%), onde a exposição alternará com o debate e nas quais os estudantes se poderão familiarizar com a documentação de base e com artigos onde as questões mais actuais colocadas pela moderna historiografia sobre o tema poderão ser questionadas. A participação activa nas aulas é fundamental.
Método de avaliação
A avaliação será feita em dois momentos, com ponderações diferentes: 1) Apresentação oral com recurso a power point (30 % da classificação final); 2) Teste escrito de avaliação, com consulta (70 % da classificação final)
Conteúdo
A.SINOPSE:
Esta unidade curricular pretende guiar os estudantes por um percurso onde se analisarão os processos e vectores que caracterizaram a ocupação social do espaço que viria a ser Portugal, e os elementos que proporcionaram o aparecimento desse novo reino, em meados do século XII.
B.PROGRAMA:
I- O Período Germânico
1.A fixação na Hispânia e a partilha de 411: características
físicas e contornos legais
2.Economia e sociedade: reis, bispos e nobres
3.Braga e a cultura Hispânica
II- O Período Muçulmano
1.Conquista e fixação o ordenamento territorial e a evolução política.
2.Sociedade e Economia: estruturação social e regime administrativo
III- Reinos Asturianos e Reconquista Cristã
1.Organização do espaço e Poder nos reinos asturianos
2.A Reconquista nascimento e crítica do conceito
3.Cultura e Escrita
4.Da Guerra e da Convivência entre Muçulmanos e Cristãos. (Opcional)
IV- Portugal no Reino de Leão
1.Fernando I e a vitória da nova nobreza: a organização territorial e política no Entre Douro e Minho
2. O Condado portucalense e Afonso VI: as raízes de uma questão
3.Irmãs: Urraca e Teresa
4.Primos: Afonso Henriques de Portugal e Afonso VII de Leão
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: