História de Portugal Medieval
Objetivos
a) Tomar consciência do conjunto variado de fontes escritas e não-escritas a mobilizar para o estudo da Idade Média portuguesa e das principais tendências da investigação atual sobre o assunto;
b) Desenvolver um conhecimento efetivo sobre a sociedade medieval portuguesa a partir da compreensão dos seus enquadramentos políticos, administrativos, sociais, religiosos e culturais;
c) Apreender as linhas gerais do processo de afirmação e estruturação do Portugal medieval entre os séculos XII e XV;
d) Desenvolver capacidade de análise e crítica de fontes históricas com vista ao seu aproveitamento científico
e) Desenvolver capacidade de exposição oral e escrita, mobilizando conceitos e vocabulário próprios à História medieval
Caracterização geral
Código
711051125
Créditos
6
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a
Bibliografia
- COELHO, Maria Helena da Cruz e Armando Luís de Carvalho HOMEM (coords.), Portugal em definição de Fronteiras (1096-1325). Do Condado portucalense à Crise do Século XIV, Lisboa, Editorial Presença, 1996 (Vol. IV da Nova História de Portugal, dir. de Joel SERRÃO Joel e A. H. de Oliveira MARQUES);
- MARQUES, A. H. de Oliveira, Portugal na Crise dos séculos XIV e XV, Lisboa, Editorial Presença, 1987 (Vol. IV da Nova História de Portugal, dir. de Joel SERRÃO Joel e A. H. de Oliveira MARQUES);
- MATTOSO, José, Identificação de um País. Oposição, vol 2 de Obras Completas de José Mattoso, Lisboa, Círculo de Leitores, 2001 e Identificação de um País. Composição, vol. 3 de Obras Completas de José Mattoso, Lisboa, Círculo de Leitores, 2001 (há ed. na Editorial Estampa);
- MATTOSO, José e SOUSA, Armindo de, A monarquia feudal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1992 (Vol. II da História de Portugal, dir. de José Mattoso);
- MATTOSO, José (ed.), The historiography of medieval Portugal, c. 1950-2010, Lisboa, IEM, 2011.
Método de ensino
Métodos de ensino
Aulas de carácter teórico e prático, na proporção de 60% e 40%. As aulas teóricas constam de exposição de matérias pelo docente. As aulas práticas contemplam a análise e o comentário de documentos históricos e textos historiográficos relativos à época, com participação dos alunos.
Método de avaliação
Método de avaliação
Duas provas escritas realizadas na aula, valendo cada uma 50%, em termos da atribuição da classificação final; avaliação do desempenho oral nas aulas práticas, a integrar na nota final. O exame de recurso ou de melhoria de nota consta de uma prova escrita, presencial, semelhante às anteriores.
Conteúdo
1.Fontes e historiografia sobre a Idade Média em Portugal
2.A formação de Portugal
2.1.Antecedentes
2.2.O Condado Portucalense
2.3. O reino e a Reconquista
3.O \"País Senhorial\" e o \"País Concelhio\"
3.1.\"Oposição\"
3.2.\"Composição\"
4.Enquadramentos socio-económicos e conjunturas políticas
4.1.Sociedade e poderes (séc.XII-meados séc.XIV)
4.2.Crise social e reformas (c.1350-c.1380)
4.3.A \"Refundação\" do reino (1385-c.1480)
5.O início da expansão ultramarina
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: