História da Música - de 1750 a 1820 - 1. semestre

Objectivos

O aluno deve:
a) adquirir conhecimentos sobre os contextos históricos, ideológicos, sociais, culturais e institucionais do período 1750 a 1820, e como a música se insere nos mesmos;
b) adquirir a noção de tradições composicionais, no meio das quais se destacam determinados indivíduos, assim como de um vasto repertório do qual, precisamente neste período, começa a surgir um “cânone” reduzido e apenas parcialmente representativo;
c) ser capaz de traçar a evolução dos principais géneros musicais deste período, quer instrumentais, quer vocais;
d) tomar consciência de práticas musicais relevantes na interpretação da música desta época;
e) ganhar experiência de uma investigação individual livre mas orientada, em termos de problematização, metodologia e conhecimento bibliográfico.

Caracterização geral

Código

711021071

Créditos

6

Professor responsável

David Cranmer

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

BLANNING, Tim, The Romantic Revolution, London, Phoenix, 2011 (Chapters 1 and 2)
BURTON, Anthony, A Performer’s Guide to Music of the Classical Period, London, Associated Board of the Royal Schools of Music, 2002.
RUSHTON, Julian, Classical Music: A Concise History from Gluck to Beethoven, London, Thames & Hudson, 1986.
TARUSKIN, Richard, The Oxford History of Western Music, Vol. 2: The Seventeenth and Eighteenth Centuries, Oxford, Oxford University Press, 2010 (Chapters 8 to 13).
ZASLAW, Neal (ed.), The Classical Era: From the 1740s to the end of the 18th Century (Man & Music), London, Macmillan, 1989.

Método de ensino

Aulas expositivas, organizadas em três ciclos (contexto, compositores e géneros). Aulas de apoio a um projeto de investigação individual. A audição de exemplos musicais constitui um elemento fundamental, encorajando o aluno a reconhecer as caraterísticas estilísticas da música que ouve.

Método de avaliação

Avaliação contínua com base no empenho do aluno: constituída por uma prova escrita (40%) realizada na 11ª semana do semestre, por um projeto individual de investigação (40%), e pela participação em conjunto com um relatório final sobre a disciplina (20%).

Conteúdo

Abordagem abrangente da História da Música de 1750 até cerca de 1820, organizada em três ciclos de aulas: 1. Contextos, lugares e instituições; 2. Géneros musicais; 3. Quatro figuras destacadas: Haydn, Mozart, Beethoven, Rossini. Um projeto de investigação individual encoraja o aluno a problematizar aspetos da atividade musical numa determinada cidade.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: