Sociologia da Música - Teoria e Método - 1. semestre

Objetivos

No fim do curso os estudantes devem:
a) conhecer o campo, objetos de estudo e principais temáticas e problemas da
sociologia da música;
b) compreender e saber aplicar conceitos, quadros teóricos e metodológicos da
sociologia da música; 
c) saber usar instrumentos e princípios de sociologia da música num processo de
investigação;
d) saber discutir e comparar diferentes posições conceptuais e teóricas no domínio da
sociologia da música e situá-las no contexto dos paradigmas das ciências sociais e
humanas.

Caracterização geral

Código

711021070

Créditos

6

Professor responsável

Paula Gomes Ribeiro

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Carvalho, M. V. (1991). ‘Sociologia da música - elementos para uma retrospectiva e para
uma definição das suas tarefas actuais’, Revista Portuguesa de Musicologia. http://rpm-
ns.pt/index.php/rpm/article/view/50/59
DeNora, T. (2000). Music in everyday life. Cambridge: Cambridge University Press.
Frith, S. (1996). Performing rites: evaluating popular music. Oxford: Oxford University
Press.
Hennion, A. (1993). La Passion Musicale. Une sociologie de la médiation. Paris:
Métailié. 
Horsfall, S., Meij J. M. & M. Probstfield (Eds.) (2013). Music sociology, examining the role
of music in social life. London: Paradigm Publishers.
Martin, P. J. (2007). Music and the sociological gaze: art worlds and cultural production.
Manchester: Manchester University Press. 
O´Hara, K. & Brown, B. (Eds.) (2006). Consuming music together: social and
collaborative aspects of music consumption technologies. Dordrecht: Springer.
Shepherd, J. & K. Devine (2015). The Routledge reader on the sociology of music. New
York: Routledge.

Método de ensino

As aulas são teórico-práticas. Os processos de ensino-aprendizagem fazem amplo uso
de meios audiovisuais e têm base no modelo de aprendizagem ativa. Entre as
metodologias usadas contam-se: exposição e demonstração, discussão, audição,
aprendizagem colaborativa, revisão de literatura, resolução de problemas e exercícios,
estudo de casos, interpretação de exemplos musicais e audiovisuais, apresentações
individuais e de grupo, redação de ensaios, entre outros.

Método de avaliação

1) prova escrita presencial (35%);
2) trabalho escrito de 3.500-6.000 palavras sobre um tópico a definir, a ser exposto e
discutido na aula e precedido pela entrega de um plano de trabalho (55%);
3) participar ativamente em exercícios individuais ou de grupo, leituras e debates
realizados durante as aulas (10%).

Conteúdo

1. Introdução ao campo, objetos, teorias, instrumentos, metodologias e conceitos chave
da sociologia da música (Ellis, Scott, Adorno, DeNora, Green, Bourdieu, Shepherd et al).
2. Retrospetiva da Sociologia da Música: mapeamento teórico-metodológico, das
fundações à atualidade (de Simmel, Schutz, Weber, Adorno, Silbermann, Becker a
Carvalho, Bennett, DeNora, Frith, Hennion, Shepherd ou Martin).
3. Problemas e temáticas em sociologia da música:
3.1. música como agente de socialização; música na construção de identidade, diferença
e redes de sociabilidade (DeNora; Martin; Becker...);
3.2. música no quotidiano, construção social de subjetividades, estilos de vida e
comportamentos (Bauman; Bourdieu, Frith; Bennett; DeNora; Martin; Becker; Thornton;
Goffman ...);
3.3. papéis da música na estratificação social; políticas culturais, controle e poder (Solie;
Citron; McClary; Cloonan; Adorno; Bourdieu; Carvalho...)
3.4. música, média e tecnologias; indústrias musicais, celebridade e fandom (Frith;
Scott; Adorno; Cloonan; Hesmondhalgh; Lipovetsky...); a era digital: novas tecnologias e
dispositivos musicais, cibercultura (Castels; Bull; Jenkins...)
3.5. espaços de sociabilidade musical e opinião pública; audiências, crítica musical,
comportamentos de escuta, padrões de consumo e gosto, teorias da recepção (Hennion;
Frith; Habermas; Adorno; Hall...)

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: