Sociologia da Música - Problemáticas

Objetivos

No final da disciplina os estudantes devem:
a) Conhecer e compreender os principais conceitos, instrumentos de pesquisa e teorias, dos estudos da celebridade, da fama e do género, com incidência nos discursos e práticas musicais;
b) Conhecer os desenvolvimentos do estado da arte no domínio mencionado;
c) Conhecer, saber usar e comparar diferentes posições teóricas no domínio dos estudos do género e música;
d) Saber desenvolver um projeto de investigação no domínio de estudo;
e) Saber sintetizar, documentar e comunicar ideias e informação no domínio específico.

Caracterização geral

Código

711021076

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Bennet, A. (2000). Popular Music and Youth Culture: Music, Identity and Place. Hampshire: Palgrave Macmillan.
Butler, J. (2004). Undoing gender. New York: Routledge.
‪Gauntlett, D. (2008). ‪Media, Gender and Identity‬: ‪An Introduction‬. London: Routledge.
Leppert, R. & McClary, S. (1987). Music and society, the politics of composition, performance and reception. Cambridge: Cambridge University Press.
Marshall, P. D. (ed.) (2006). The Celebrity Culture Reader. New York: Routledge.
McClary, S. (1991). Feminine endings. Minneapolis: University of Minnesota Press.
Martin, P. J. (1997). Sounds and Society: Themes in the Sociology of Music. Manchester: Manchester University Press.
O´Hara, K. & Brown, B. (eds.) (2006). Consuming Music Together: Social and Collaborative Aspects of Music Consumption Technologies. Dordrecht: Springer.
Rojek, C. (2001). Celebrity. London: Reaktion Books.

Método de ensino

As aulas são teórico-práticas: 60% teóricas e 40% práticas. Os processos de ensino-aprendizagem fazem amplo uso de meios audiovisuais, e têm base no modelo de aprendizagem ativa. Entre as metodologias usadas contam-se: exposição e demonstração, discussão, aprendizagem colaborativa, revisão de literatura, resolução de problemas, estudo de casos, interpretação de exemplos musicais e audiovisuais, leituras e apresentações individuais e de grupo, concepção de um projecto de investigação, entre outros.

Método de avaliação

Os estudantes devem realizar:
1) um projecto de investigação (25%);
2) uma recensão crítica, e discuti-la na aula (25%);
3) um trabalho escrito e apresentá-lo no colóquio final da disciplina (50%).
A participação nas aulas e o exercício de pensamento crítico serão valorizados.

Conteúdo

A UC faculta ao estudante instrumentos de pesquisa e ampla experiência no campo da sociologia da música. Em cada ano académico, a UC é organizada em torno de um determinado problema central de investigação, de acordo com critérios de relevância social e intelectual e tendo em conta os desenvolvimentos no estado da arte do domínio. Neste ano académico, examinam-se práticas e discursos musicais no contexto da cultura da celebridade, em relação com os ´social media´ e dinâmicas subculturais.
1.Introdução aos estudos da celebridade e da fama. Abordagem interdisciplinar ao campo, objectos, conceitos, teorias e instrumentos. (Weber; Boorstin; Dyer; Marshall; Turner; Grossberg; Rojek; Elias). Posicionamento de questões de subjectividade e género no referido contexto. (McClary; Guilbert)
2.Fama como estatuto e poder social (Simmel; Marshall). Star system, redes de mediação, mercados, e indústrias musicais. Género, comportamentos de consumo e ´fandom´(Barthes; Hesmondhalgh; Holmes; Frith etc.)