Temas de Linguística Inglesa - 1. semestre

Objectivos

Como resultado da frequência da disciplina os alunos deverão: i) rever e/ou aprender conceitos fundamentais para a análise linguística e a descrição gramatical, aplicados ao estudo da língua inglesa; ii) ser confrontados com tópicos de investigação corrente em Linguística Inglesa e apresentação e discussão de factos de língua (históricos e descritivos); iii) dominar aspectos relevantes da problemática da periodização da história da língua inglesa; iv) conhecer as principais etapas / fases de standardização da língua inglesa e sua relação com a história externa da língua e a história do Reino Unido e dos Estados Unidos da América; v) conhecer, em termos adequados ao curriculum do seu curso, as principais mudanças e cenários de mudança que ocorreram dentro do chamado período moderno da história da língua inglesa; vi) dominar aspectos elementares e fundamentais da Fonética e da Fonologia do Inglês; vii) compreender os aspectos mais gerais da história e estrutura da ortografia inglesa.

Caracterização geral

Código

711131023

Créditos

6

Professor responsável

António H. F. P. A. Emiliano

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português sem apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

A disciplina não tem precedências. No entanto, a sua frequência requer 1) frequência prévia de disciplinas introdutórias de Linguística, incluindo Linguística Inglesa, 2) domínio excelente (oral e escrito) do português europeu padrão e 3) muito bom domínio do inglês
Todos os elementos de avaliação serão apresentados pelos alunos numa norma culta da língua portuguesa.

Bibliografia

AARTS & McMAHON, Eds. (2006): The Handbook of English Linguistics, Oxford: Blackwell.
ARONOFF & REES-MILLER, Eds. (2000): The Handbook of Linguistics, Oxford: Blackwell.
BAUGH & CABLE (2012): A History of the English Language, London: Routledge, 6th ed.
CRYSTAL (2003): The Cambridge Encyclopedia of the English Language, Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2nd ed.
FROMKIN & al. (2014): An Introduction to Language, Boston: Wadsworth, 10th ed.
KEMENADE & LOS, Eds. (2006): The Handbook of the History of English, Oxford: Blackwell.
McMAHON (2001): An Introduction to English Phonology, Edinburgh: Edinburgh Univ. Press.
MINKOVA (2013): A Historical Phonology of English, Edinburgh: Edinburgh Univ. Press.
ROACH (2009): English Phonetics and Phonology: A Practical Course, Cambridge: Cambridge Univ. Press, 4th ed.
SMITH, J. (2007): Sound Change and the History of English, Oxford: Oxford Univ. Press.
V.V.A.A. (1992–2001): The Cambridge History of the English Language, Cambridge: Cambridge Univ. Press, 6 vols.

Método de ensino

• Aulas: apresentação magistral dos conteúdos do programa, com possibilidade irrestrita de participação dos alunos.
• Apoio bibliográfico: sumários, documentos de apoio, slides usados nas aulas, hiperligações diversas, textos de apoio, fórum de dúvidas disponíveis no MOODLE da FCSH.
• Acompanhamento: aulas de dúvidas, recapitulação ou exercícios (a pedido dos alunos), reuniões de atendimento (a pedido dos alunos), respostas a dúvidas dos alunos por e-mail*, e-messaging* ou vídeo-conferência.
* O contacto dos alunos com o docente por correio electrónico e IM pressupõe que os alunos usem endereços electrónicos adequados, i.e. sem alcunhas, pseudónimos, diminutivos, nomes truncados, sequências indecifráveis e com indicação de, pelo menos, uma inicial seguida de, pelo menos, último apelido por extenso sem quaisquer modificações literais.
Ensino presencial

Método de avaliação

Todos os elementos de avaliação seguintes serão classificados de 0 a 20 valores nos termos do Regulamento de Avaliação da FCSH:
-1 prova final escrita presencial obrigatória, com apresentação de 2 ou 4 respostas a questões escolhidas pelos alunos dum conjunto de ca. 20 questões: 100% se for o único elemento de avaliação apresentado
-1 trabalho opcional escrito de exposição, investigação ou recensão crítica: 25% (com classificação inferior a 15) ou 30% (classificação superior ou igual a 15) da nota final
- 2/3 pequenos trabalhos opcionais escritos (1 ou 2 págs. impressas) sobre tópicos/assuntos abordados nas aulas: 5% (1 trabalho com classificação superior ou igual a 10) ou 10% (2-3 trabalhos com classificação superior ou igual a 10) da nota final
- 1 intervenção oral planificada opcional de 15 minutos em aula com entrega obrigatória de plano/guião detalhado: 10% (c/ classificação inferior a 15) ou 15% (c/ classificação superior ou igual a 15) da nota final.

Conteúdo

TEMA 1. A periodização da História da Língua Inglesa: problemas, abordagens e perspectivas.
TEMA 2. A standardização da Língua Inglesa: standardização linguística, elaboração e codificação do inglês a partir do séc. XVI e a emergência do Standard English.
TEMA 3. Do Early Modern English ao Modern English: mudanças fonológicas, morfológicas, sintácticas e lexicais mais relevantes.
TEMA 4. Elementos de Fonética e Fonologia do inglês moderno.
TEMA 5. Aspectos da estrutura da ortografia inglesa: consideração gerais sobre Grafemática inglesa — observações sobre a origem, fixação e base grafofonémica da ortografia.
Nota: Deste conjunto de temas fundamentais de Linguística Inglesa Histórica e Descritiva serão tratados dois ou quatro em cada ano lectivo. A cada tema será dedicado um mínimo de quatro e um máximo de oito sessões (com excepção dos Temas 3 e 4 que, pela complexidade inerente, deverão requerer mais tempo lectivo).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: