Literatura Inglesa do Romantismo - 2. semestre

Objetivos

a) Dominar e aperfeiçoar o conhecimento das grandes linhas de força da Literatura Inglesa do Romantismo.
b) Relacionar os autores estudados com o contexto histórico e socio-cultural.
c) Ser capaz de ler criticamente textos relevantes, nos domínios da poesia
(Blake, Wordsworth, Coleridge, Byron, Shelley, Keats) e do romance (Matthew Gregory Lewis, The Monk; ou Ann Radcliffe, The Mysteries of Udolpho; ou Mary Shelley, Frankenstein).
d) Realizar pesquisa bibliográfica e leituras orientadas para a compreensão dos contextos e a análise crítica das obras seleccionadas.
e) Produzir um mini-ensaio sobre um tópico do programa, em duas frequências distintas (uma no meio do semestre e a outra no final do mesmo) (80%), bem como participar activamente nas aulas, em debates e na análise dos textos incluídos no programa a apresentar (20%).

Caracterização geral

Código

711121030

Créditos

6

Professor responsável

João Paulo Pereira da Silva

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos



Bibliografia

Curran, S. (ed.) (2010). The Cambridge Companion to British Romanticism. 2nd ed. Cambridge: Cambridge University Press.
Day, A. (2011). Romanticism. 2nd ed. London , New York: Routledge.
Kelly, G. (1989). English Fiction of the Romantic Period 1789-1830. London, New York: Longman.
McCalman, I. (ed.) (2001). An Oxford Companion to the Romantic Age. British Culture 1776 - 1832. Oxford, New York: Oxford University Press.
Moore, J. & Strachan, J. (2010). Key Concepts in Romantic Literature. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
Punter, D. (ed.) (2001). A Companion to the Gothic. Oxford, UK/Malden, Massachussets USA: Blackwell.
Spooner, C. & McEvoy, E. (eds.) (2007). The Routledge Companion to the Gothic. London, New York: Routledge.
Wu, D. (ed.) (1999). A Companion to Romanticism. New ed. Oxford, UK/Malden, Massachussets USA: Blackwell.
Wu, D. (ed.) (1996). Romanticism: A Critical Reader. Oxford, UK/Malden, Massachussetts USA: Blackwell.

Método de ensino

Sessões teóricas destinadas a fornecer aos alunos os contextos históricos, filosóficos e críticos essenciais a uma correcta apreciação e abordagem crítica dos textos literários (40%). Aplicação prática dos conhecimentos obtidos na análise dos textos incluídos no programa e debate centrado nalguns textos críticos previamente escolhidos pelo docente (60%). Os estudantes serão guiados e orientados no sentido da realização de duas frequências, mas igualmente estimulados a participarem activamente, através das suas intervenções orais, sendo convidados a colaborar na análise textual, ou ainda a expor as suas dúvidas ou a debater tópicos e temas julgados pertinentes, no âmbito do programa.

Método de avaliação

Duas frequências /testes presenciais (80%). Intervenções orais e participação espontânea nas aulas (20%).

Conteúdo

A) Teórico:
· Antecedentes setecentistas: neoclassicismo e novas sensibilidades;
· Problematização dos conceitos de Pré-Romantismo e Romantismo;
· Contextualização política, socio-económica e cultural do Romantismo inglês;
· Caracterização da estética romântica: Romantismo ou Romantismos?
· Panorama geral da poesia da época: autores, obras, temas, teoria literária. A 1a e a
2a geração românticas;
· O romance: panorama geral dos mais importantes autores, obras e subgéneros;
B) Prático:
· Leitura e análise crítica de poemas de autores das 1a e 2a gerações românticas (Blake, Wordsworth, Coleridge, Byron e Keats).
· Leitura comentada e crítica do romance Frankenstein, de Mary Shelley.
· Leitura e discussão de excertos de estudos críticos sobre as obras em análise.