Literatura Norte-Americana Contemporânea - 2. semestre

Objetivos

a) Dominar e aperfeiçoar o conhecimento da literatura norte-americana, desde o fim da Segunda Guerra Mundial até ao presente.
b)Desenvolver capacidades de reflexão crítica sobre os autores dos períodos considerados, relacionando-os com o contexto cultural em que produziram as suas obras;
c)Desenvolver capacidades de leitura crítica dos textos literários mais relevantes no domínio da ficção e da poesia;
d)Adquirir competências para a realização e a organização de pesquisa bibliográfica sobre as obras e períodos estudados, permitindo a sua abordagem crítica.

Caracterização geral

Código

711121031

Créditos

6

Professor responsável

Isabel Oliveira Martins

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português-Inglês

Pré-requisitos

Não aplicável. No entanto, aconselha-se que os estudantes tenham feito a cadeira de Literatura Norte-Americana.

Bibliografia

Rangno, E. (2005). Contemporary American Literature, 1945-Present: American Literature in Its Historical, Cultural, and Social Contexts. N.Y.: Facts on File, Inc.
Bercovitch, S. (ed.) (1996). The Cambridge History of American Literature. Volume Eight: Poetry and Criticism: 1940-1995. Cambridge: Cambridge University Press.
Durante, R. (2001). The Dialectic of Self and Story; Reading and Storytelling in Contemporary American Literature. N.Y.: Garland Science.
Ruland, R. & Bradbury, M. (1991). From Puritanism to Post-Modernism. A History of American Literature. N.Y.: Routledge.
Tallack, D. (1991). Twentieth-Century America. The Intellectual and Cultural Context. N. Y.: Longman.

Método de ensino

40% (prática) 60% (teórica)
A análise dos textos primários será privilegiada pelo docente, acompanhada pelo estudo dos contextos em que as obras foram produzidas. A leitura e comentário de estudos e ensaios sobre as obras, bem como sobre os respectivos contextos, será supervisionada por forma a que os estudantes possam desenvolver a sua própria capacidade crítica.

Método de avaliação

Avaliação composta pela participação activa nas aulas, produção de apresentação oral na aula(individual ou em grupo) e teste escrito final.

Conteúdo

1.Introdução aos pressupostos da cadeira: um visão da forma como a literatura procurou responder aos desafios da História.
2.Tentativas de articulação de respostas após a 2ª Guerra Mundial:
a)A procura de uma identidade:
•J.D. Salinger, The Catcher in The Rye
•Raymond Carver, “Where I’m Calling From”
•Annie Proulx, “What Kind of Furniture Would Jesus Pick?”
•Gish Jen, “In the American Society”
•Sandra Cisneros, “Eleven”
•John Updike, “A&P”
• Toni Morrison, \"Recitatif\"
b)Variedades de fuga e procura de alternativas:
•A geração “beat”: Jack Kerouac, On the Road; poemas de Allen Ginsberg;
•Kurt Vonnegut, Jr., Slaughterhouse-Five;
c) A demanda privada/pública:
•poemas de Sylvia Plath (selecção)
•poemas de Adrienne Rich(selecção)
d) Trauma, religião e sobrevivência:
• Tim O’ Brien, “The Things They Carried”
• Flannery O’Connor, “ A Good Man is Hard to Find”