Inglês B2.1 - 1. semestre

Objetivos

O aluno deve ser capaz de:
a) trabalhar ao nível nível B2 e acima do Quadro Europeu Comum de Referência (Utilizador Independente)
b) desenvolver a consciência intercultural e aprofundar o conhecimento da relação cultura/língua
c) entender discurso falado, quer ao vivo quer gravado, com pouca dificuldade
d) expressarem-se em debates e outros contextos, a fim de dizerem o que pensam sem receio de errarem
e) compreender a mensagem essencial de textos escritos complexos numa variedade de topicos sobre assuntos da actualidade
f) escrever textos claros, coerentes e bem estruturados com um ligeiro desvio da utilização contemporânea convencional
g) ter conhecimento dos sistemas linguísticos e da sua utilização para transmitir significados e comunicar duma maneira eficaz
h) ser responsável pela a sua própria aprendizagem, sabendo como desenvolver as competências que conduzem à autonomia

Caracterização geral

Código

711121061

Créditos

6

Professor responsável

David Swartz, Julie Parker Mason, Raquel Silva, Sheila Brannigan, Zoe Taylor

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Ronald Carter & Michael McCarthy, (2006, with CD). Cambridge Grammar of English. Cambridge: University Press
David Crystal, (2004). Making Sense of Grammar. Pearson Longman.
Ronald Carter & Michael McCarthy, (1997, with CD). Exploring Spoken English. Cambridge: University Press
Geoffrey Leech , Jan Svartvik, (2003). A Communicative Grammar of English, 3rd Edition. Routledge
Um compêndio organizado pelos próprios professores, incluindo um leque de materiais de conteúdo literários, cultural e jornalístico.

Método de ensino

O curso desenvolve uma metodologia centrada no aluno e baseada em tarefas, através de textos autênticos e recursos digitais. Discussão é um elemento chave precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou analise, e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos.

Método de avaliação

A avaliação contínua pressupõe que sejam feitos:
pelo menos três textos escritos 50%;
dois trabalhos orais 30%;
participação activa nas aulas (inclui assiduidade), competencias orais e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem 20%.

Conteúdo

O curso centra-se em tópicos de interesse social e cultural da actualidade em que os alunos expressarão as suas experiências pessoais e opiniões. Inclui tarefas com vista a desenvolver as competências narrativas a nível escrito e oral por meio de prática oral e de leitura e análise de textos de cariz literário, cultural e jornalístico, alargando as competências para decodificar referências locais e culturais. Além do curso desenvolver as competências do ingles escrito, bem como as capacidades das estratégias de debate e conversação, o curso utiliza literacia digital e corpora como auxiliaries como meio para melhorar a comunicação. Neste, que sera o primeiro de seis semestres, o programa é compost por actividades que tem como objectivo estimular o desenvolvimento da confiança, da consciencialização da língua, experiência, e estratégias para uma aprendizagem autonoma.