Introdução às Ciências da Linguagem - 1. semestre
Objetivos
1. Reconhecer a linguagem como atividade cognitiva;
2. Distinguir os conceitos de língua e de linguagem;
3. Adquirir os mecanismos que permitam a descrição das línguas naturais;
4. Desenvolver de forma adequada as diferentes ferramentas que permitem a análise e descrição das línguas humanas;
5. Estabelecer pontos de diferença e de semelhança entre línguas;
6. Inter-relacionar as ciências da linguagem com outras áreas de conhecimento.
Caracterização geral
Código
711131043
Créditos
6
Professor responsável
Helena Topa Valentim, Joana Alexandra Vaz Teixeira, Joana Batalha Marchão, Maria do Céu Caetano
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português-Inglês
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Akmajan, Adrian et al. 2010. Linguistics. An Introduction to Language and Communication. Cambridge (Mass.): The MIT Press, 6th ed.
Aronoff, Mark & Janie Rees-Miller (eds). 2003. The Handbook of Linguistics. MA/Oxford: Blackwell Publishers.
Crystal, David. 2010. A Little book of Language. New Haven and London: Yale University Press.
Duarte, Inês. 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Fromkin, Victoria; Robert Rodman & Nina Hyams. [2003] 2007. An Introduction to Language. Belmont: Thomson Wadsworth.
Mateus, Maria Helena M. & Alina Villalva. 2006. O Essencial sobre Linguística. Lisboa: Caminho.
Pullum, Geoffrey K. 2018. Linguistics: Why It Matters. Medford (USA): Polity Press.
Método de ensino
A partir de uma calendarização distribuída no início do semestre aos alunos, prevê-se que exista uma combinação equilibrada de aulas práticas e aulas de exposição (teóricas).
Língua de Ensino: Português (e uma turma em inglês- Turma F)
Método de avaliação
Como avaliação de conhecimentos, prevê-se a realização de dois testes presenciais. Estes testes terão a ponderação de 80% no total da avaliação da UC. Simultaneamente, propor-se-á a realização de um trabalho autónomo / uma ficha não presencial, cuja ponderação será de 20% da nota final.
Conteúdo
1. Linguagem como atividade cognitiva: falar / ouvir / perceber;
1.1 As origens da linguagem: das evidências não linguísticas às evidências linguísticas;
1.2 Como e por que é que se fala: a faculdade da linguagem;
2. Manifestações da linguagem: linguagem verbal e linguagem gestual;
3. As línguas naturais: níveis de análise linguística;
3.1 Os sons das línguas: fonética e fonologia;
3.2 A estrutura das palavras: morfologia;
3.3 A estrutura das frases: sintaxe;
3.4 O estudo do significado: semântica;
4. Abordagens interdisciplinares em Ciências da Linguagem.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Estudos Espanhóis e Alemães
- Estudos Franceses e Alemães
- Estudos Franceses e Espanhóis
- Estudos Ingleses e Alemães
- Estudos Ingleses e Espanhóis
- Estudos Ingleses e Franceses
- Estudos Ingleses e Norte-Americanos
- Estudos Portugueses e Alemães
- Estudos Portugueses e Espanhóis
- Estudos Portugueses e Franceses
- Estudos Portugueses e Ingleses
- Licenciatura em Estudos Portugueses
- Licenciatura em Tradução