Literatura Francesa do Século XVIII - 1. semestre

Objetivos

a) Identificar os traços característicos do Iluminismo francês através da leitura de alguns textos poéticos e doutrinários mais representativos;
b) Apreender as características singulares do fenómeno literário no século XVIII (evolução do conceito de autor/a; diálogo com a filosofia e as artes; espaços e modalidades de transmissão);
c) Adquirir conhecimentos sobre os géneros literários mais cultivados no século XVIII;
d) Conhecer o estatuto e as características específicas do romance no século XVIII;
e) Aprender a analisar e a interpretar, numa perspetiva comparativa e crítica, as obras estudadas;
f) Adquirir autonomia para a investigação no âmbito da literatura francesa do século XVIII (pesquisa bibliográfica; análise crítica das fontes e da bibliografia; elaboração de um trabalho de reflexão pessoal).

Caracterização geral

Código

711111052

Créditos

6

Professor responsável

Carlos Clamote Carreto

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Nível médio de Francês (A2.2. )

Bibliografia

Brewer, Daniel (dir.) (2014). The Cambridge Companion to the French Enlightenment. Cambridge: Cambridge Univ. Press.

BURGWINKLE, William, HAMMOND, Nicolas e WILSON, Emma (dir.) (2011). The Cambridge History of French Literature. Cambridge: Cambridge Univ. Press.
DARMON, Jean-Charles; DELON, Michel (dir.) (2006).Histoire de la France littéraire. Classicismes : XVIIe-XVIIIe siècles. Paris: PUF.

DELON, Michel. «XVIIIe siècle» in TADIÉ, Jean-Yves (dir.) (2007). La littérature française: dynamique & histoire II. Paris: Gallimard, p. 9-294.

DARNTON, Robert (2002). Pour les Lumières défense, illustration, méthode. Bordeaux: Presses Universitaires de Bordeaux.

GOULEMOT, Jean-Marie (2005). La Littérature des Lumières. Paris: A. Colin.

MASSON, Nicole (2003). Histoire de la littérature française du XVIIIe siècle. Paris: Honoré Champion.

OUTRAM, Dorinda (2005). The Enlightenment, Cambridge, Cambridge Univ. Press.

_______________ (2006), Panorama of the Enlightenment, Getty Publications

Método de ensino

• Aulas teóricas: 60%. Aulas práticas: 40%.
• Exposição teórica sobre os diferentes pontos do programa.
• Leitura crítica dos textos com os alunos e alunas.
• Orientação tutorial, tendo em vista a elaboração do trabalho de investigação.

Método de avaliação

• 1 teste – 60%;
• 1 trabalho – 30%;
• Assiduidade e participação – 10%.



Conteúdo

I – Literatura e ideologia no Século das Luzes: textos e contextos

1.1. As Luzes: ambições e limites de uma metáfora
1.2. O Filósofo e o Libertino: para uma nova pedagogia
1.3. O mundo do livro e da leitura: o conceito de autor/a e as novas formas de sociabilidade literária
1.4. Utopias e distopias: uma breve história das ideias no século XVIII

II – Formas e géneros literários: entre tradição e inovação

2.1. Diversidade e heterogeneidade da produção literária no século XVIII
2.2. Olhares sobre o teatro: L’Île des esclaves de Marivaux
2.3. Um a estética da brevidade: o conto filosófico (Candide de Voltaire)

III – O romance redimido

3.1. O estatuto paradoxal do romance na poética clássica
3.2. Narrativa na primeira pessoa e cultura da sensibility: Manon Lescaut de Prévost
3.3. A retórica da carta e romance epistolar : a (des)construção da autenticidade (Les Liaisons dangereuses de Choderlos de Laclos)
3.4. J.-J. Rousseau: a tentação autobiográfica a história de uma impossibilidade