Literatura Francesa Medieval - 1. semestre

Objetivos

Os estudantes deverão ser capazes de:
1. Ler e Compreender textos da Literatura Francesa Medieval nos seus aspectos mais relevantes;
2. analisar obras representativas dos principais géneros deste período;
3. compreender o contexto histórico-cultural dos textos medievais assim como dos elementos que constituem o seu universo de significação;
4. compreender aspectos poéticos e retóricos específicos dos textos do programa;
5. compreender a importância de códigos e valores para a formação de um novo sistema poético;
6. adquirir capacidades de analisar os texto medievais segundo a elaboração poética e ao nível do imaginário.

Caracterização geral

Código

711111053

Créditos

6

Professor responsável

Ana Paiva Morais

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

não aplicável

Bibliografia

Boutet, D. (1991). Formes littéraires et conscience historique. Paris: PUF.
——— (2003). Histoire de la littérature française du Moyen Âge. Paris: Honoré Champion, Unichamp-Essentiel.
Cerquiglini-Toulet, J., Lestrignant, F., Forestier, G. et Bury, E. (2007). La littérature française: dynamique & histoire, vol. I. Gallimard: Folio, essais, pp. 47-109.
Akehurst, F.R.P. and Davis, J. M., eds. (1995). A Handbook of the Troubadours. Berkeley-Los Angeles-London: California University Press.
James-Raoul, D. (2007). Chrétien de Troyes, la griffe d’un style, Paris: Champion, «Nouvelle Bibliothèque du Moyen Âge ».
Le Goff, J. (1991). L´Imaginaire médiéval. Paris: Gallimard, Bibliothèque des Histoires.
Walter, P. (1990). Le gant de verre. Le Mythe de Tristan et Iseut. La Gacilly: Artus.
Whalen, L. E. (2008). Marie de France and the Poetics of Memory. Washington: The Catholic University of America Press.

Método de ensino

1.Exposição teórica das principais questões do programa, dando ênfase à análise literária, mas também à contextualização poética e cultural das obras em estudo com recurso a bases de dados e sítios especializados na web; o recurso à plataforma Moodle é uma prática regular no ensino-aprendizagem;
2. Orientação do estudante para a discussão crítica na aula sobre as obras do programa;
3.supervisão tutorial de trabalhos orais e escritos elaborados individualmente.
Ensino presencial.

Método de avaliação

Considera-se o grau de informação alcançado, bem como a capacidade de reflexão e de conceptualização e o volume de trabalho desenvolvido.
1. Participação nas discussões na aula - 20%
2. Realização presencial de uma frequência - 40%;
3. Apresentação escrita e oral de um trabalho de investigação - 40%

Conteúdo

1.Uma literatura de valores:
1.1.Códigos da cavalaria na canção de gesta - Chanson de Roland
1.2.As regras do amor: - A poesia trovadoresca – Guillaume de Poitiers, Jaufré Rudel, Marcabru, Bernard de Ventadour;
2.Imagem e valor – o imaginário amoroso:
2.1. o universo arturiano – Chrétien de Troyes, Le Conte du Graal;
2.2. as dicotomias do amor – Béroul, Le Roman de Tristan;
2.3. amor e imagem - o Lai de Narcisse
3.Subversão e confirmação dos códigos:
3.1. a paródia na literatura cómica e obscena – os fabliaux
4. Exemplaridade e alegoria – fábulas de Marie de France;