França no Século XX - 2. semestre
Objetivos
a) Adquirir uma compreensão global das relações entre as dimensões histórica, cultural, social e política da França do século XX;
b) Aprofundar os conhecimentos sobre a França do século XX de forma a apreender as principais complexidades da França contemporânea;
c) Aprender a analisar e a comparar vários tipos de documentos e de modalidades de representação (discurso político, propagandísticos, publicitário, jornalístico, pictórico, musical e literário);
d) Refletir sobre textos teóricos e ensaísticos relacionados com as temáticas mais relevantes para a compreensão do século XX;
e) Construir um pensamento pessoal e crítico sobre as principais problemáticas que emergem no século XX francês.
Caracterização geral
Código
711111109
Créditos
6
Professor responsável
Carlos Clamote Carreto
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Francês
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
AA.VV. (2009). Nouvelle Histoire de la France Contemporaine (Tomes 10-20), Paris, Éditions du Seuil.
BARRIERE, Jean-Paul (2016). La France du XXe siècle : 1914-2002. Paris : Hachette.
CHARLES, Ch.; Laurent JEANPIERRE (dir.) (2016). La Vie intellectuelle en France de 1914 à nos jours. Paris : Seuil.
CHAUBET, F. (2010). La Culture française dans le monde 1980-2000. Les défis de la mondialisation. Paris: L´Harmattan.
GARCIN, J. (2007). Nouvelles mythologies. Paris : Seuil.
KALIFA, D. (2017). La Véritable histoire de la Belle Epoque, Fayard.
RIOUX, J.-P., SIRINELLI, J.-F., Histoire culturelle de la France (Tome 4), Paris, Éditions du Seuil, 2005.
SCHOR, R. (2016). Le Dernier siècle français 1914-2014. Destin ou déclin ? Paris : Perrin.
WIEVIORKA. O. ; PROCHASSON ; Ch. (2011). La France du XXe siècle. Documents dhistoire. Paris : Seuil.
ZANCARINI-FOURNEL, M. ; DELACROIX, Ch. (2014). La France du temps présent. 1945-2005. Paris : Belin.
Método de ensino
Procura-se um equilíbrio entre as sessões teóricas dinamizadas pelo docente (60%) e as aulas práticas que serão, em grande parte, dinamizadas pelos estudantes (40%) através da leitura, análise e comentário em aula de documentos previamente indicados ou disponibilizados na plataforma Moodle.
Método de avaliação
Os estudantes são avaliados através de duas provas escritas individuais, realizadas na aula, nas quais deverão comprovar o conhecimento aprofundado dos pontos do programa e a sua competência no campo da análise crítica das obras de leitura obrigatória, em toda a sua coerência e globalidade.
A segunda prova poderá, em alternativa, ser substituída por um trabalho de investigação pessoal a apresentar na aula. Duas provas escritas presenciais, uma a meio e outra no final do período de aulas, ou uma frequência e um trabalho individual escrito (80%). Assiduidade e participação nas aulas - (20%).
Conteúdo
1. A França no século XX:
1.1. Memória patrimonial (literatura, arte, cinema e música).
2. A França e a construção da Europa:
2.1.A França na Europa e no mundo (Política interna e externa);
2.2. As duas grandes Guerras (\"Belle Époque\", \"Années Folles\", \"Front Populaire\", \"Années Noires\", V.eme République, Maio 68).
3. A França multicultural:
3.1. Desafios da França contemporânea: as várias faces da francofonia.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: