Literatura e cinema: Literatura Britânica e Norte-Americana no Ecrã - 1. semestre

Objetivos

Adquirir critérios de análise que permitam, numa perspectiva interdisciplinar, o confronto entre a narrativa literária e a narrativa fílmica, tanto pela aproximação como pela diferença. Aprender a distinguir o que há de comum e diferente entre literatura e cinema.
Reflectir sobre conceitos, linguagem(ns), temas, na área de literatura e cinema, através do estudo de textos teóricos e da leitura de obras literárias de autores britânicos e norte americanos e da visualização das respectivas adaptações cinematográficas, de forma a desenvolver uma reflexão sobre duas formas de expressão artística diferentes.
Analisar e problematizar eventuais correspondências entre literatura e cinema através da abordagem da especificidade de cada sistema semiótico. Estudar as diferentes linguagens e a sua capacidade de gerar ficção narrativa.

Caracterização geral

Código

71111114

Créditos

6

Professor responsável

Maria Conceição Castel-Branco

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português sem apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Domínio da língua portuguesa e da língua inglesa.

Bibliografia

Cartmell, Deborah and Whelehan, Imelda (Eds.). The Cambridge Companion to Literature on Screen. Cambridge University Press, 2007.
Cartmell, Deborah and Whelehan, Imelda (Eds.). Adaptations. From text to screen, screen to text. London and New York: Routledge, 2006 (1999).
Stam, Robert and Raengo, Alessandra (Eds.). Literature and Film. A Guide to the Theory and Practice of Film Adaptation. USA, UK, Australia: Blackwell Publishing, 2005.
Braudy, Leo, Cohen, Marshall, (eds.). Film theory and criticism: introductory readings. 6th rev. ed. Oxford University Press, 2004 (1974).
Lothe, Jakob. Narrative in Fiction and Film: An Introduction. Oxford University Press, 2000.
Mcfarlane, Brian. Novel to Film: An Introduction to the Theory of Adaptation. Oxford: Clarendon Press, 1996.

Método de ensino

Fundamentação e exposição teórica sobre as principais questões do programa. Pretende-se proporcionar aos estudantes uma base de trabalho que lhes permita adquirir conhecimentos específicos neste âmbito e que tomem consciência das ferramentas necessárias para analisar uma adaptação cinematográfica.
As sessões assumirão uma perspectiva participativa e dialogante, centrando-se na leitura, análise, interpretação e discussão de textos previamente seleccionados, tendo em vista a investigação individual para eventuais comentários e/ou trabalhos.
a) orientação da pesquisa dos alunos a nível bibliográfico e da leitura crítica de textos teóricos relevantes, que permitam elaboração de apresentações orais e/ou escritas;
b) análise e interpretação de textos previamente selecionados sobre conceitos fundamentais para o acompanhamento da disciplina;
c) leitura de obras literárias e visionamento de obras cinematográficas -- filmes e documentários -- numa perspectiva crítica e interdisciplinar.

Método de avaliação

A avaliação centrar-se-á nos seguintes elementos de avaliação: prova escrita presencial e nota de aula (valoriza-se a assiduidade a participação nas aulas, contribuição para os debates, capacidade de seleccionar e interpretar informação relevante, assim como, a capacidade de elaborar juízos próprios a partir dos conceitos, artigos, obras e filmes abordados; intervenção oral com apresentação de um plano de trabalho escrito sobre um dos estudos de caso, com tema e data a combinar, ou trabalho escrito, dependendo do número de alunos). Regime de avaliação periódica sem exame final.

Conteúdo

Fundamentos teóricos para a abordagem de Literatura e Cinema. Influências e interacção entre literatura e cinema: proximidade/afastamento, comum/diverso, permanência/mudança, identidade/alteridade.
Narrativa na literatura e no cinema. Introdução ao conceito de narratividade.
Narrativa literária e narrativa fílmica: a “gramática” da palavra e da imagem em movimento.
Problemática da adaptação.
Leitura e visionamento de obras representativas de diferentes géneros: a narrativa como espaço comum.
O processo de adaptação: condicionalismos, possibilidades, alcance, limites do diálogo (inter)textual, elementos transferíveis e não transferíveis.
A adaptação como transferência e reinterpretação.
Estudos de caso de adaptações cinematográficas.
Contextualização das obras literárias e das obras cinematográficas.
Palavra e iconografia: qualidades visuais, equivalências e estratégias de adaptação.
Transversalidade de temas nos estudos de caso: convergências e divergências temáticas.