Inglês C1.3 - 1. semestre

Objetivos

O aluno deve:
a) alcançar o nível C1 do Quadro Europeu Comum de Referência
b) adquirir maior consciência intercultural e aprofund
c) ser capaz de escrever textos de forma coerente, clara e bem estruturada num estilo apropriado, com elevado grau de precisão gramatical, demonstrando bom controlo de um leque alargado de itens lexicais
d) ser capaz de compreender textos escritos extensos, complexos e contemporâneos, tais como artigos de opinião sobre assuntos socias e culturais, e artigos especializados
e) ser capaz de exprimir-se oralmente de forma espontânea e fluente, com elevado grau de precisão, e de interagir em qualquer discussão com poucas limitações
f) ser capaz de compreender uma longa exposição oral, mesmo sobre um tema mais complexo, com raras dificuldades
g) saber analisar e dominar o sistema gramatical da língua inglesa
h) ser responsável para a sua própria aprendizagem, sabendo desenvolver as competências que conduzem à autonomia.A3ES/GUIA A preencher pelo docente responsável

Caracterização geral

Código

711121065

Créditos

6

Professor responsável

Bernard Adrian L´Estrange, David Swartz, Julie Parker Mason, Rima Prakash

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Aprovação na disciplina de Inglês C1.2

Bibliografia

Martin Hewings, (2015), Advanced Grammar, Cambridge

A collection of selected readings in the portfolio- articles, literary, cultural and media texts – and linguistic tasks [Colectânea de leituras seleccionadas na sebenta– artigos, textos literários, culturais e mediáticos – e actividades linguísticas (a disponibilizar pelo docente)

Método de ensino

Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de um série de temas. Discussão é um elemento chave precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou analise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente do internet e meios áudio-visual.

Método de avaliação

A avaliação e continua e formativa composta por:
3 textos escritos de géneros distintas - 70%
1 trabalho oral - 20%
Participação active nas aulas (incl. assiduidade, competencias orais e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem - 10%.


Conteúdo

Conteúdo
Este curso aborda temas sociais e culturais de interesse. Um portfólio de recursos de aprendizágem , dicionários, uma referencia gramatical e fontes de informação online constitui a base do curso. Isso permite a análise de uma gama de textos literários, culturais e jornalísticos. Tarefas de aprendizagem e avaliação oferecem oportunidades regulares para a expressão escrita e oral e para desenvolver competências e conhecimentos da língua. As temas conduzem à analise e desenvolvimento das seguintes competências e áreas:
Escrever – ensaios formais, narrativo descritivo;
Falar – competências de apresentação, pronúncia; estratégias de conversação; técnicas de debate
Competência intercultural - identificação, descodificação e discussão de referências culturais
Léxico - expressões idiomáticas; coloquialismos; colocações